Site icon Rádio Boa Nova

Rádio Boa Nova e Município de Oliveira do Hospital apostam em programas de Educação Ambiental

Alvoco das Várzeas, Ponte Romana

Fotografia: JF Alvoco das Várzeas

A Rádio Boa Nova, numa parceria com o Município de Oliveira do Hospital, deu hoje início a um conjunto de programas de educação ambiental…

… que vai ocupar este mês de agosto e versar sobre a importância de preservação do ambiente nas suas várias vertentes e adoção de comportamentos amigos do ambiente.

José Francisco Rolo, vice-presidente da Câmara de Oliveira do Hospital e vereador do Ambiente e Turismo, abriu hoje, 9 de agosto, este conjunto de programas que se insere nas atividades de Educação Ambiental da Bandeira Azul Europa e que decorre das obrigações do município que é ECO XXI e tem implementada a Agenda XXI Local.

No arranque deste projeto, José Francisco Rolo destacou as potencialidades do concelho em matéria de praias fluviais – Alvôco de Várzeas (bandeira Azul) e Avô (praia acessível) e outras zonas balneares nomeadamente na Zona do Vale do Alva.

Na valorização e promoção do território têm disso determinantes as parcerias estabelecidas com as Redes das Aldeias do Xisto e Aldeias de Montanha e a participação na constituição do projeto do geoparque Serra da Estrela.

Na mira do município está também a criação dos roteiros interpretativos na zona Norte do concelho, com valorização das margens do Mondego e do Narciso do Mondego.

Associada às potencialidades turísticas do concelho, está também a oferta de alojamento de qualidade, que nos últimos tempos tem assistido a um crescimento. “Provavelmente nunca houve tanto investimento turístico em Oliveira do Hospital. Qualquer coisa entre 13 e 15 milhões de Euros em investimento em equipamentos turísticos”, registou.

Nos vários programas de Educação Ambiental, num total de cinco, vários técnicos do município vão partilhar informações, dicas e conselhos úteis sobre temas como os riscos de incêndio e queimadas, gestão de resíduos e lixeiras, ações de arborização e reflorestação, eficiência energética e qualidade da água. O projeto encerra, no início de setembro, com um balanço da época balnear 2016.

Exit mobile version