A Rádio Boa Nova apresentou, no final da tarde de ontem, o livro “Dia 15” no colóquio “Juntos Superamos”, no âmbito na Festa da Primavera, realizada pelo Agrupamento de Escolas de Oliveira do Hospital (AEOH), cujo tema central era a capacidade de resiliência e superação após uma catástrofe.
“Dia 15” reúne, em livro, as histórias de sobrevivência e de coragem, que são relatos de superação, cujo ponto de partida é o 15 de outubro de 2017, data do grande incêndio que devastou o concelho oliveirense.
Na ocasião, as jornalistas Beatriz Cruz e Liliana Lopes e também o diretor da estação, Albino José, destacaram o objetivo do livro que foi apresentado no passado dia 19 de março, a propósito da comemoração do 33º aniversário da Rádio. “Não são mais do que histórias que foram notícia na rádio desde esse dia 15”, começou por explicar Liliana Lopes, realçando que, para além de as jornalistas terem “passado” pela situação “experienciaram as vivências dos outros”.
“Podemos ver casos de superação, ver o lado positivo e a força das famílias e empresas que hoje em dia já estão reerguidas”, referiu Beatriz Cruz.
Para Albino José, a concretização do livro assume uma extrema importância para o concelho e para a região, na medida em que “muita gente tem memória do que se passou mas, quem não tenha, não haveria maneira de mostrar”.
Mafalda e Carmencita, psicólogas do AEOH, numa breve apresentação ao público presente, referiram que um dos grandes objetivos da sua profissão é “contribuir para o bem-estar e saúde das pessoas, para que a psicologia possa contribuir de alguma maneira para a superação dos acontecimentos de vida negativos”.
Segundo Carmencita, uma das explicações que a psicologia dá para enfrentar desafios negativos “é através de um mecanismo de resiliência e uma série de fatores”. Tendo como significado “voltar ao estado normal”, a resiliência responde à questão de “como é que é possível começar de novo e voltar ao estado de equilibro depois de uma situação de grande choque e tragédia”. “Nós não podemos ter apenas um corpo mais forte, mas podemos também ter uma mente mais forte, concluiu.
Uma família das Seixas que ficou sem casa, Nuno Nunes, da empresa NN Motos, e Isabel Brito, da Carpintaria Brito e Brito, foram as testemunhas que marcaram presença como prova de resiliência e superação após o trágico incêndio.
Sandra Tavares afirmou que o “maior objetivo sempre foi voltar para casa”. Referiu que apesar de terem contado com a ajuda da Segurança Social, Câmara Municipal e Junta de Freguesia, “houve momentos de desânimo” mas que, agora na nova habitação”, já vivem momentos de alegria.
Nuno Nunes, que na trágica noite não se encontrava junto da sua empresa, relembra a festa surpresa que amigos, família e clientes organizaram, com o objetivo de motivar o empresário a não desistir do negócio. “Foi isso que me ajudou a avançar”, garantiu Nuno Nunes que, após um ano de laboração na garagem de sua casa, já tem a sua oficina em funcionamento”.
Por sua vez, Isabel Brito referiu que agora, passado um ano e meio do incêndio, “a obra está praticamente concluída” e conta regressar às novas instalações ainda no corrente mês.
Crente de que o colóquio “foi um momento marcante, bonito e de recordação”, Carlos Carvalheira, diretor do AEOH, deu os parabéns à Rádio Boa Nova que, a seu ver, “é um exemplo de resiliência”. “Serve também de alerta para o cuidado que nós temos que ter cada vez mais. E a escola está a dar esse incentivo para que os homens e mulheres de amanhã não cometam os mesmos erros que nós e possam perceber que o planeta é só um. É este e mais nenhum”, concluiu.
O livro “Dia 15”, editado pela Rádio Boa Nova, tem o custo de 10 Euros e pode ser adquirido nos estúdios da estação, junto dos seus colaboradores, na loja Intermarché de Oliveira do Hospital, nas papelarias da cidade “Meio Mundo” e “Anita”.