Site icon Rádio Boa Nova

Quinta de Jugais e Arcial juntas em campanha para plantação de 4008 árvores em Oliveira do Hospital

A empresa Quinta de Jugais juntou-se à ARCIAL e vai contribuir para a reflorestação da área ardida do concelho do Oliveira do Hospital, através da campanha “Sementes Solidárias”,…

… lançada durante a época natalícia, no âmbito da venda de cabazes de natal por parte daquela conhecida empresa do ramo alimentar.

Em comunicado enviado à Rádio Boa Nova , a Arcial refere que “a iniciativa, que resultou num donativo de 4000 mil euros à ARCIAL – Associação de Recuperação de Cidadãos Inadaptados, uma instituição Particular de Solidariedade Social de apoio a jovens com deficiência e ou incapacidade, irá reverter em ações de reflorestação desenvolvidas no concelho de Oliveira do Hospital, um dos concelhos mais afetados pelos incêndios de outubro de 2017”

As ações de reflorestação serão levadas a cabo pelos utentes da instituição – jovens e adultos com dificuldades intelectuais e incapacidade – a partir do próximo mês de março, em estreita ligação com o município, juntas de freguesia ou outras associações. Ao todo serão plantadas 4008 árvores de espécies autóctones – aproximadamente 2000 carvalhos, 1000 medronheiros e 1000 sobreiros. Os utentes serão ainda responsáveis pelo processo de germinação e cuidado das sementes a utilizar.

“Esta campanha solidária resultou de um desafio lançado pela ARCIAL à empresa Quinta de Jugais, e vem na sequência do projeto desenvolvido pela instituição ao longo do ano de 2018, no âmbito do primeiro prémio alcançado por ocasião da 8.ª edição do concurso BPI Capacitar. Trata-se de uma distinção que visa apoiar projetos que promovam a melhoria da qualidade de vida, a ocupação e a autonomia de pessoas com deficiência ou incapacidade permanente, em situação de vulnerabilidade social. No valor de 31 500 euros, o prémio permitiu à ARCIAL a implantação de uma estufa e a aquisição de equipamento para germinação de várias espécies autóctones certificadas, como o medronheiro, o sobreiro, o carvalho negral, o carvalho alvarinho e o pinheiro manso, que serão agora utilizadas em ações de reflorestação dos concelhos de Oliveira do Hospital, Tábua e Arganil”, refere a direção da Arcial

Com esta iniciativa, a Quinta dos Jugais e a ARCIAL comprometem-se com “uma medida de ação e intervenção na reflorestação da extensa área ardida, ao mesmo tempo que deixam um marco no que toca à responsabilidade social das empresas e entidades com enfoque ambiental, contribuindo ainda para a sensibilização e educação para a cidadania dos jovens com deficiência e incapacidade. Todas as ações de reflorestação decorrentes da iniciativa serão divulgadas na página de facebook da ARCIAL”.

Exit mobile version