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“Queremos ajudar os produtores a darem a conhecer ao mundo a nossa imensa riqueza gastronómica”

Decorreu, ontem, no Centro Cultural de Tábua, a apresentação do Mercado de Sabores da Região de Coimbra, uma iniciativa da Comunidade Intermunicipal de Coimbra (CIM) de Coimbra, em parceria com o marketplace Dott e os CTT de Portugal. O objetivo é ajudar os produtores a escoar os produtos, minimizando os efeitos da Covid-19 na economia local.

Na apresentação do certame que decorre também em virtude da distinção “Região de Coimbra – Região Europeia da Gastronomia 2021-2022”, José Carlos Alexandrino, presidente da CIM Coimbra referiu que, neste “momento de crise sanitária”, aliou-se a “tecnologia à tradição” mas que é necessário “ajudar os produtores na transição para o digital”. Para tal, apelou ao Secretário de Estado do Comércio, Serviços e Defesa do Consumidor, presente na sessão, para que o Governo “não deixe ninguém para trás no processo de digitalização”.

“A experiência já demonstrou que a iniciativa tem um potencial imenso. Temos que reinventar para responder aos novos padrões de consumo”, disse. José Carlos Alexandrino pretende mesmo que as autarquias invistam em “formações para os produtores terem acesso, tornarem-se mais competitivos e adaptarem-se à nova realidade”.

Em resposta ao apelo do também autarca do Município de Oliveira do Hospital, João Torres, Secretário de Estado do Comércio, Serviços e Defesa do Consumidor, garantiu que no Plano de Recuperação e Resiliência “está reservado um montante para ajudar na transição digital” e que, por isso, “ninguém ficará para trás”. O responsável enalteceu a iniciativa que, a seu ver, “valoriza e projeta o território que tem muito para oferecer ao país, pelas suas gentes e pelo património material e imaterial”.

“Estamos focados em criar formas de incentivar os empresários a aproveitarem todas as oportunidades de negócio”, afirmou.

Por sua vez, Gaspar d’Orey, CEO do Dott, afirmou que é uma honra o “maior shopping online” estar associado a esta iniciativa, reforçando que o lema da plataforma é “dos portugueses para os portugueses”. O responsável está convicto de que, “quando a pandemia passar, os certames não serão só físicos” e haverá sempre a componente digital para complementar.

“O online vai passar a estar na ordem do dia destas feiras no futuro”, defendeu.

Uma vez que o Mercado de Sabores da Região de Coimbra conta com a colaboração dos CTT, João Sousa, administrador executivo, destacou o papel do grupo empresarial em transportar os produtos até aos clientes, ajudando, assim, a “economia nacional”.

“A pandemia veio acelerar a necessidade de nós estarmos presentes. Preparamos uma geração de empresários que dificilmente, se não fosse este contexto, tinham ido para o mundo digital. Faz parte do nosso papel digital”, afirmou.

Decorrida no Centro Cultural de Tábua, Mário Loureiro, presidente do Município, elogiou a iniciativa que, no seu entender, é “uma nova oportunidade de negócio” e importante “para a economia local”. “Esperemos que a Região de Coimbra continue a crescer, mantendo o lema da qualidade de excelência”. O autarca adiantou ainda que “os tabuenses são gente que rapidamente muda os métodos habituais e que, no decorrer do confinamento, no âmbito da pandemia, “houve muito comércio que fez negócios online”.

“Já é uma realidade no concelho. Estou convicto de que as vendas online vieram para ficar”, concluiu.

A apresentação do Mercado de Sabores da Região de Coimbra ficou a cargo de Jorge Brito, Secretário Executivo da CIM Região de Coimbra.

O Mercado de Sabores da Região de Coimbra já arrancou e decorrerá, numa primeira fase, até ao mês de outubro. À disposição dos interessados estão vários produtos endógenos dos 19 Municípios da Região de Coimbra, como o vinho do Dão, o queijo Serra da Estrela, os enchidos, o azeite os doces tradicionais, entre outros.

Visite o Mercado de Sabores da Região de Coimbra aqui.

Veja o vídeo da apresentação na íntegra »»»

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