Site icon Rádio Boa Nova

Queimada causou incêndio em Gavinhos de Baixo. “É preciso ter cuidado”, avisa comandante dos BVOH

“Uma queimada que se descontrolou” causou, ontem à tarde, um incêndio na Quinta dos Ninhos, Gavinhos de Baixo, no concelho de Oliveira do Hospital.  O fogo consumiu cerca de 400 metros quadrados de feno.

A situação alerta para o perigo de realização de queimas ou queimadas, em dias com situações climatéricas adversas de temperaturas elevadas e vento.

À Rádio Boa Nova, Emídio Camacho, comandante dos Bombeiros Voluntários de Oliveira do Hospital (BVOH) disse que este é, agora, “o prato do dia” e que “é preciso ter cuidado”, porque “às vezes deixam-se descontrolar as queimadas e tornam-se em incêndios” .

O responsável avisa que quando se fazem queimadas “é preciso ter à volta um espaço limpo, onde se faça descontinuidade de combustível, para que caso haja algum despreendimento não se transforme uma queimada num incêndio”. “Às vezes não há conhecimento”, referiu, notando que é “preciso licença e ter à volta uma faixa limpa de 50 metros”.

No caso de ontem, o comandante sabe que o autor da queimada tinha “tudo legal”, mas que é essencial a “a quebra de descontinuidade do combustível”. “Vem um vento e o fogo sai fora do seu perímetro e torna-se num incêndio”, explicou. Adiantou que “o período crítico é a partir de julho, mas de qualquer forma não se pode provocar queimas ou queimadas sem tirar licença”.

O incêndio na Quinta do Ninhos mobilizou seis viaturas dos Bombeiros de Oliveira do Hospital, uma da corporação de Lagares da Beira e outra de Vila Nova de Oliveirinha. Ainda foi acionado o helicóptero, que acabou por ser desmobilizado pelo comando de operações.

Exit mobile version