Site icon Rádio Boa Nova

“Quando nascemos foi para sermos todos portugueses de primeira”, disse Marcelo em Oliveira do Hospital

O Presidente da República disse, ontem, em Oliveira do Hospital que “mais que ficarmos presos à memória e ao passado”, importa “trabalhar no presente e exigir mais no futuro…

… e querermos um Portugal onde nunca mais se repita o que aconteceu e onde haja condições para que o futuro desse Portugal seja mais igual” .

“Quando nascemos foi para sermos todos portugueses de primeira e esse é o desafio. Temos de trabalhar até todos podermos ser portugueses de primeira”, disse Marcelo Rebelo de Sousa que, a participar no almoço solidário organizado pela Câmara Municipal , defendeu “um futuro mais igual, para que não haja uns que sejam do Portugal de primeira e outros de segunda, terceira, quarta ou quinta”.

Em Oliveira do Hospital onde deixou “um abraço do tamanho de Portugal”, o  Presidente da República  escolheu cinco palavras para analisar o sofrimento das populações afetadas pelo incêndios do ano passado: memória, coragem, renascimento, povo e Portugal.

Demorou-se no “Renascimento” para verificar que “já se vê a recuperação de casas e empresas, alguma reflorestação, preocupação com limpeza e mudança de mentalidade das pessoas”. “Estamos a fazer renascer estes municípios, estas áreas, este interior, mas estamos a fazer renascer Portugal”, defendeu Marcelo Rebelo de Sousa, que desafiou todos para que sejam exigentes “não só com o Presidente da República, Assembleia da República, o Governo, Câmara Municipal ou freguesias, entidades públicas, privadas ou sociais, é com cada um de nós”. “Temos todos de mudar para melhor. É o desafio para todos nós”, referiu.

Marcelo Rebelo de Sousa visitou o concelho de Oliveira do Hospital no âmbito da Festa do Queijo, situação que se repetiu pelo terceiro ano consecutivo. O Chefe de Estado participou na missa dominical e, a partir dali, iniciou uma visita ao certame, com início na zona de exposição animal, onde adotou uma cabrita, a “Oliveirinha”, seguindo depois para a tenda principal da Festa, onde o  Queijo Serra da Estrela se fazia acompanhar de outros produtos locais de qualidade. Por lá distribuiu afetos e tirou inúmeras fotografias, com destaque para as famosas selfies. No final da tarde, após o almoço solidário, Marcelo Rebelo de Sousa plantou uma árvore em Ervedal da Beira, e visitou uma serração em Vila Franca da Beira, que retomou a laboração em 26 de janeiro.

Exit mobile version