Site icon Rádio Boa Nova

Quando Deve Fazer Uma Consolidação de Créditos?

A consolidação de créditos pode ajudá-lo a reduzir os seus encargos mensais com créditos existentes. Num momento de incerteza, esta é uma boa solução.

A incerteza económica pela qual estamos a passar, em conjunto com a pandemia que não tem fim à vista, têm vindo a criar alguma insegurança nas finanças pessoais da maioria dos portugueses.

As moratórias foram um escape para aqueles que receavam acumular as suas dívidas, entrando em situações de incumprimento.

Para aqueles que possuem vários créditos, existe uma solução que visa reduzir os encargos mensais através da consolidação de créditos. Quem sentiu uma pressão financeira durante os piores tempos da pandemia, pode optar por juntar os seus créditos num só através de um crédito consolidado.

Não sendo ainda uma modalidade muito conhecida, tem vindo a conseguir alguma popularidade, já que permite obter uma folga financeira interessante, para que consiga chegar ao fim do mês com todas as suas contas pagas e algum dinheiro de sobra.

Este tipo de crédito permite-lhe alargar o prazo dos seus créditos atuais, onde irá beneficiar de taxas de juro mais acessíveis. A combinação destes fatores irá resultar numa poupança mensal das suas prestações em até 60%.


Porém, não se esqueça que este não deixa de ser um empréstimo e como tal, não trará apenas benefícios. Existem sempre custos associados e, embora esta solução permita obter uma poupança mensal elevada, é possível que no final acabe por pagar um pouco mais pelos seus créditos. Tudo irá depender das taxas contratadas, mas lembre-se que este é um pequeno preço a pagar para evitar entrar numa situação de incumprimento.

Mas a grande questão que se coloca é: Qual a melhor altura para consolidar créditos?

Para esta questão, não existe propriamente uma resposta que sirva a todos os casos, isto porque existem vários fatores que podem levá-lo a realizar uma consolidação de créditos.

Iremos apresentar alguns desses mesmos fatores para que consiga ter uma melhor perceção das vantagens que poderá obter com um crédito consolidado.

  1. Não lhe sobra dinheiro suficiente após pagar todas as suas despesas

Em todos os orçamentos mensais é fundamental que haja uma boa gestão dos gastos, principalmente daqueles que são imprescindíveis, como a eletricidade, a água e a renda da sua habitação. Se para além destes custos ainda tiver outros gastos com créditos, certamente que irá sentir a necessidade de criar alguma folga financeira, pois é recomendado que tenha sempre dinheiro de parte para utilizar caso surja algum tipo de eventualidade. Para aumentar o seu orçamento mensal, pode começar por reduzir os seus encargos mensais dos seus créditos atuais, juntando-os num só.

Tal como referimos anteriormente, possuir uma poupança de lado pode revelar-se um grande alívio quando surgem situações mais inesperadas. Para uma que a sua situação financeira seja considerada estável, deve existir um fundo de emergência adequado ao tamanho do seu agregado familiar, de modo a que consiga suportar qualquer tipo de despesa, sem prescindir do pagamento de algum encargo obrigatório.

Tendo em conta que a consolidação de créditos permite obter uma redução significativa, terá disponível mais dinheiro para construir a sua poupança. Mas lembre-se que este montante deve ser usado exclusivamente em situações de emergência.

Se as suas prestações dos créditos atuais forem muito elevadas, é certo que vão acabar por roubar grande parte do seu orçamento mensal, eliminando qualquer margem de segurança que possa existir. Vamos imaginar que está numa situação em que possui um crédito pessoal e um crédito automóvel, e que o valor combinado destes empréstimos é de 650€. Ao realizar um crédito consolidado, conseguirá baixar estas prestações para cerca de 260€, já que a redução pode atingir os 60%.

Ainda que os seus rendimentos mensais sejam constantes, as datas para os pagamentos que necessita de efetuar podem não o ser. É fácil acumular despesas ou encargos com créditos que necessitem de ser pagos tanto no início como no fim do mês, e isto cria automaticamente a necessidade de manter um nível de organização financeira elevado.

O crédito consolidado permite-lhe juntar os seus créditos, ficando responsável por pagar apenas uma mensalidade programada num dia específico do mês

Se considera que a sua situação financeira se pode encaixar num destes pontos, pode pedir aconselhamento especializado a uma das instituições autorizadas pelo Banco de Portugal, que irão avaliar o seu caso e apresentar-lhe a melhor solução de poupança.

Exit mobile version