Site icon Rádio Boa Nova

Pudim das Clarissas, Praxis Gift e Palitos de Flor representam região de Coimbra no “European Food Gifts 2021”

Decorreu, esta manhã, a 1ª edição da fase regional do concurso “European Food Gifts”, que contou com a participação de 20 produtos da área da CIM da Região de Coimbra, e dos quais faziam parte as Cavacas de Aldeia das Dez, a Pêra Passa, de Sílvia Santos,  o Azeite “Museu do Azeite”, a Chouriça de Carne “Enchidos Encosta da Serra” e o Queijo Serra da Estrela da “Queijaria Paula Lameiras” do concelho de Oliveira do Hospital.

Reunido esta manhã no Hotel Convento do Desagravo, em Vila Pouca da Beira, após a sessão de abertura presidida pela Secretária de Estado da Valorização do Interior, Isabel Ferreira,  e o presidente da CIM, José Carlos Alexandrino, o júri informou que os dois produtos vencedores “comestíveis” foram o “Pudim das Clarissas” de Coimbra e a “Praxis Gift” também de Coimbra. Já na vertente de produto não comestível os vencedores foram os “Palitos de Flor”, apresentados por Maria de Fátima Conceição Lopes, de Penacova.

“O interior é muito conhecido pela sua riqueza em produtos de excelência”

Na ocasião, a Secretária de Estado da Valorização do Interior, Isabel Ferreira, defendeu que a “gastronomia é, de facto, agregadora do desenvolvimento e identidade de uma região”. Afirmou que “iniciativas como esta são importantes para dar a conhecer os produtos mas também para recuperar os que estavam como perdidos e de transformar outros com inovação”. Na visão de Isabel Ferreira, trata-se de um “projeto que permite às pessoas pensarem, trazerem ideias criativas e inovadores. “Este é um excelente exemplo de como um território pode ser valorizado”, disse, defendendo que “o interior é rico em produtos endógenos” que se tem de “explorar”.

Por sua vez, José Carlos Alexandrino adiantou que o objetivo da iniciativa é “valorizar os produtos da Região de Coimbra”, que são produtos “centenários que atravessam gerações e séculos”. “Temos produtos de grande qualidade. É importante para a dinâmica do território, numa atração de visitantes em termos de turismo”, disse, reiterando que “há um caminho para se ir fazendo nesta divulgação e a CIM Coimbra está a fazer esse trabalho”.

No âmbito do mesmo concurso, foram ainda distinguidos os sete melhores produtos em sete categorias diferentes: O Pudim das Clarissas venceu nas categorias de Branding Mais Sentido e Melhor Promoção da Região; a Flor de Sal da Figueira da Foz venceu na categoria de Embalagem Mais Sustentável; os Crúzios de Coimbra foram os mais votados na Melhor Narrativa; Os Palitos de Flor venceram na categoria de Melhor Informação e Interpretação Contemporânea de Artesanato Tradicional, a Pêra Passa venceu na categoria de Melhor Degustação e as Rosas da Rainha foram as vencedoras na categoria  Melhor Inovação e Design Tradicional.

Exit mobile version