A PSP de Viseu realizou, esta quinta-feira (20), uma megaoperação de fiscalização a um restaurante em Viseu. As autoridades encontraram três dezenas de imigrantes, dos quais pelo menos três se encontram em situação ilegal, a vivem em quartos sem condições de higiene por cima de um restaurante.
Em comunicado, o Comando Distrital da PSP adianta que a ação resultou na identificação de 30 cidadãos estrangeiros e consequente verificação da legalidade da sua permanência em território nacional, na deteção de “uma zona de dormitório em aparente inconformidade com as normas de construção vigentes” e na deteção de “várias irregularidades, relacionadas com o sistema de videovigilância, falta de dísticos informativos, regulamentos municipais, medidas de autoproteção, requisitos de higiene e condições de trabalho”.
Segundo a mesma fonte, a operação privilegiou uma intervenção multidisciplinar, “podendo ainda vir a ser identificadas outras inconformidades resultantes da análise documental e outras diligências ainda em curso”.
A PSP contou com a colaboração da Polícia Municipal de Viseu e outros serviços municipais, a Autoridade para a Segurança Alimentar e Económica (ASAE), a Autoridade para as Condições do Trabalho (ACT) e a Autoridade de Saúde.