Site icon Rádio Boa Nova

PS vence. Alexandrino eleito deputado na Assembleia da República

José Carlos Alexandrino foi eleito deputado na Assembleia da República pelo Partido Socialista, no âmbito das Eleições Legislativas que decorreram hoje no país. O PS reuniu o maior número de votos e António Costa continuará a ser o Primeiro-Ministro de Portugal.

O autarca que liderou o Município de Oliveira do Hospital durante 12 anos e ocupa, agora, o cargo de presidente da Assembleia Municipal foi eleito como 5º deputado pelo Círculo Eleitoral de Coimbra. Foram conseguidos seis lugares pelo distrito de Coimbra: Marta Temido, Pedro Coimbra, Tiago Estevão Martins, Raquel Ferreira, José Carlos Alexandrino e Ricardo Manuel Garrido Lino. No distrito, o PS conseguiu 45,23% dos votos, sendo a força mais votada.

Em segundo lugar na votação ficou o PSD com 29,13% dos votos, elegendo três deputados para a Assembleia da República: Mónica Quintela, Fátima Ramos e João Barbosa de Melo. O empresário Fernando Tavares Pereira, do concelho vizinho de Tábua, e 4º lugar na lista, não conseguiu ser eleito. Também a oliveirense Sandra Fidalgo, em 7º, não conseguiu aquele objetivo.

No concelho de Oliveira do Hospital, o PS venceu em todas as freguesias, somando 48,66% dos votos contra os 31,49% do PSD. O Chega foi a terceira força política mais votada (5,54%).

Numa altura em que, no país, ainda há 30 freguesias por apurar, o PS foi a força mais votada com 41,87% e 99 mandatos atribuídos. O PSD soma 28,13% e 60 mandatos atribuídos. A novidade recai no CHEGA que se tornou no terceiro partido mais representado no Parlamento com 7,10% dos votos e 8 mandatos atribuídos. O Iniciativa Liberal somou 4,65% dos votos e 3 mandatos. O Bloco de Esquerda desceu para a 5ª força na Assembleia da República com 4,42% e dois mandatos atribuídos. O PCP/PEV alcançou 4,31% dos votos e elegeu quatro deputados. O CDS, com 1,59% ainda não elegeu nenhum deputado.

Exit mobile version