Site icon Rádio Boa Nova

PS de Oliveira do Hospital exige requalificação total da EN 230 até ao limite do distrito de Coimbra

O Partido Socialista de Oliveira do Hospital não aceita que a requalificação da via entre Vendas de Galizes e Alvôco de Várzeas se fique pelo troço de nove quilómetros…

… e não contemple os 17 quilómetros até ao limite do concelho. Em comunicado, a concelhia socialista garante que vai reivindicar a requalificação total na EN230 da obra junto das Infraestrturas de Portugal, do Governo e do PS nacional.

Em comunicado enviado à Rádio Boa Nova, o PS oliveirense “congratula-se pela conclusão da requalificação da Estrada Nacional 17, em toda a sua extensão dentro do Concelho de Oliveira do Hospital, uma obra desde sempre reivindicada por este Partido e pelo Presidente do Município de Oliveira do Hospital, que foi lançada e concluída pelo actual Governo Socialista”.

Do mesmo modo, a concelhia do partido, presidida por Carlos Maia, manifesta o “evidente agrado pelo início das obras de requalificação da Estrada Nacional 230, que liga Vendas de Galizes ao limite do Distrito de Coimbra com a Guarda, na freguesia de Alvôco das Várzeas”. “Esta obra foi também, desde sempre, objeto de reivindicação do PS, amplamente justificada pela degradação acrescida que resultou dos incêndios de 15 de Outubro. Também da parte do Executivo camarário socialista, esta tem sido uma das principais lutas, na medida em que a EN 230 atravessa o concelho de Oliveira do Hospital numa extensão de 17 quilómetros”, acrescenta em comunicado.

O PS oliveirense estranha, contudo, a indicação dada pela Infraestruturas de Portugal, de que a extensão da obra a realizar nesta fase, não corresponde à totalidade da extensão, mas apenas a um troço de nove quilómetros. “De acordo com as informações das Infraestruturas de Portugal, está prevista uma segunda fase de obra para a requalificação do troço entre a Ponte das Três Entradas e o limite da Freguesia de Alvôco das Várzeas, que é também o limite do distrito de Coimbra”, informa o partido.

Atendendo ao “descontentamento e indignação de autarcas, das pessoas e da própria secção do PS de Alvôco das Várzeas”, o PS de Oliveira do Hospital “solidariza-se com este descontentamento e não entende a razão pela qual não é feita imediatamente a requalificação total da EN 230”. “Em primeiro lugar porque é visível o estado de degradação da estrada, que piorou bastante logo após os incêndios, podendo mesmo colocar em causa a segurança rodoviária. Em segundo lugar, este é um troço que atravessa uma larga extensão da zona turística do concelho de Oliveira do Hospital, que serve também de entrada para a Serra da Estrela, sendo por isso uma via de grande tráfego e de grande importância para o desenvolvimento do Concelho e das Freguesias que serve. Em terceiro lugar, não se compreende que, estando adjudicada a referida requalificação e estando a obra em célere andamento, não se conclua o troço restante, aproveitando os recursos já existente no terreno, o que levaria a uma poupança financeira na execução da referida obra”, refere em comunicado.

O PS de Oliveira do Hospital garante que “irá reivindicar junto das Infraestruturas de Portugal, junto do Governo, junto do PS Nacional, a imediata conclusão da requalificação da EN 230 em toda a sua extensão”. “Este é um assunto que o PS de Oliveira do Hospital não deixará cair no esquecimento e para o qual exige respostas das entidades responsáveis, tendo também já enviado um convite aos deputados socialistas, para visitarem e verem no local o estado em que se encontra a referida estrada”.

“Como até hoje”, o PS de Oliveira do Hospital garante que “estará ao lado dos autarcas e das populações na defesa dos interesses das pessoas, das freguesias e do nosso concelho de Oliveira do Hospital, não olhando nem a cores políticas nem a questões partidárias, quando se trata de servir Oliveira do Hospital”.

Foto topo: José Ferreira

Exit mobile version