Site icon Rádio Boa Nova

“Proteja-se do calor”: Os conselhos de Pedro Loureiro, médico coordenador do Centro de Saúde

Imagem Universidade Sénior de Nelas

Portugal, e sobretudo a região do interior, está a atravessar uma onda de calor, atingindo valores de temperatura muito elevados.

Na Rádio Boa Nova, Pedro Loureiro, médico coordenador do Centro de Saúde de Oliveira do Hospital, deixou alguns conselhos.

O profissional de saúde começa por frisar que “é fundamental protegermo-nos do calor”, com especial atenção às crianças, idosos, grávidas, pessoas que trabalham no exterior e pessoas frágeis, portadoras de doenças.

Assim, o médico recomenda que se “evite a exposição solar entre as 11h00 e as 17h00, que se aplique protetor solar com fator acima de 30 a cada duas horas, que se procure ambientes frescos, à sombra e climatizados e que se use roupas frescas que cubram todo o corpo”.

Pedro Loureiro alerta para uma das maiores consequências do calor extremo: a desidratação. O coordenador do Centro de Saúde de Oliveira do Hospital realça que “é fundamental beber água mesmo sem sede e evitar bebidas alcoólicas ou ricas em açúcar”. Explica que “quando sentimos sede, o nosso corpo já ultrapassou toda a possibilidade de reter água, pelo que é essencial hidratar antes que tal situação aconteça”. Desta forma, os cidadãos devem estar “atentos aos sinais de alarme de um quadro de desidratação: sonolência exagerada, prostração, vómitos, pele seca e diminuição da quantidade de urina”.

“Proteja-se a si e aos seus. A melhor proteção é água abundante, estar em zonas frescas e evitar a exposição solar”, conclui.

Exit mobile version