A Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC), em colaboração com diversas entidades públicas e privadas, promove no próximo dia 5 de novembro, pelas 11h05, a 12ª edição do exercício nacional de sensibilização para o risco sísmico denominado A TERRA TREME (www.aterratreme.pt). O exercício será testado na ARCIAL- Associação para Recuperação de Cidadãos Inadaptados de Oliveira do Hospital.
Refira-se que o exercício “visa capacitar a população para saber como agir antes, durante e depois de um sismo, sensibilizando os cidadãos para o facto de vivermos numa sociedade de risco e desafiando-os a se envolverem no processo de criação comunidades mais resilientes”.
O exercício é de âmbito nacional e realiza-se em todas as instituições, públicas e privadas. O Comando Sub- Reginal de Emergência e Proteção Civil da Região de Coimbra escolheu o Município de Oliveira do Hospital para assinalar a efeméride.
Assim, no dia 5 de novembro de 2024, pelas 11h05 realiza-se o exercício “A Terra Treme” durante um minuto, seguido de evacuação do edifício. Às 11h25 está prevista uma demonstração de busca, resgate e salvamento.
O Exercício compreende a prática de 3 gestos simples que podem fazer a diferença a quem os praticar perante a ocorrência de um sismo. Tem apenas a duração de 1 minuto, durante o qual os participantes, individualmente ou em grupo (famílias, escolas, empresas, instituições públicas, privadas ou associativas), são convidados a executar os 3 gestos que salvam: Baixar, Proteger e Aguardar.
A ANEPC convida, assim, os cidadãos e instituições a inscreverem-se em www.aterratreme.pt e a participarem como demonstração do seu compromisso pessoal/institucional para com a causa da proteção e segurança, e como forma de apoio e expressão pública do seu envolvimento no Exercício A TERRA TREME.