No briefing diário da Proteção Civil, o comandante André Fernandes anunciou, ao final da manhã, a existência de seis ocorrências que carecem de maior preocupação e assistência: dois em Pombal, em Caranguejeira (Leiria), em Lindoso (Ponte da Barca), em Oliveira de Azeméis (Aveiro) e em Baião (Porto).
“Na globalidade, nestas seis ocorrências estão envolvidos 1.454 operacionais, 425 meios terrestres e 20 meios aéreos”, afirmou.
Quanto aos incêndios em resolução, o comandante indicou que a ocorrência em Ourém, em Santarém, “já se encontra dominada”. Assim como a de Montenegro (em Faro), a de Palmela, de Caminha, Seia e de Salvaterra de Magos. Estas ocorrências, explicou, envolveram 1.363 operacionais, 446 meios terrestres e quatro meios aéreos “que ainda estão em operação nestas ocorrências”.
Como medidas de reforço, estão 1280 operacionais envolvidos em “adição ao dispositivo normal”. “Os corpos de bombeiros também reforçaram o dispositivo “com mais 32 grupos de combate, 15 máquinas de arrasto, quatro companhias de unidade da Proteção Civil e da GNR, entre outros.
Desde o dia 7 de julho, há 160 vítimas destas ocorrências, sendo quatro feridos graves.