Site icon Rádio Boa Nova

Proteção Civil emite aviso à população pelo perigo de incêndio rural

No seguimento do contacto com o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), o Comando Nacional de Operações de Socorro (CNOS) da Autoridade Nacional de Proteção Civil alerta para o perigo de incêndio rural em vários distritos, nomeadamente no de Faro.

Em comunicado enviado à Rádio Boa Nova, a Proteção Civil refere que, tendo em conta as previsões do IPMA para esta sexta-feira, que apontam para “tempo quente e vento moderado” estão reunidas “condições favoráveis à eventual ocorrência e propagação de incêndios rurais”.

Por esse motivo, o Comando Nacional de Operações de Socorro (CNOS) da Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC) deixa um aviso à população, nomeadamente dos distritos de Faro, Castelo Branco, Portalegre, Santarém e Beja.

Segundo as previsões do IPMA que apontam para “vento do quadrante Oeste, que vai soprar moderado a forte (até 40 Km/h), com rajadas que podem atingir 60 Km/h na faixa costeira ocidental e terras altas (em especial serras da Lousã, S. Mamede e Monchique, durante a tarde e início da noite)  e temporariamente de sudoeste na costa sul do Algarve”, bem como a previsão de temperaturas a rondar os 30/35ºC no Interior, e entre 24 e 26ºC no Litoral, “prevendo-se uma ligeira subida em especial no sábado e na segunda-feira (21 e 23 julho) “, e uma “humidade Relativa do Ar (HRA)  entre 20 e 30% nas regiões do Interior e do Algarve, com franca recuperação noturna na generalidade do território”, devem as populações evitar certas ações e comportamentos de risco.

A ANPC explica ainda que “estas condições configuram índices de risco de incêndio muito elevado a máximo”, nomeadamente “no distrito de Faro e em alguns concelhos dos distritos de Castelo Branco, Portalegre, Santarém e Beja, com previsão de agravamento na segunda-feira (23 julho) no Interior Norte e Centro (em especial na região de Trás-os-Montes e nos distritos da Guarda e Castelo Branco) “.

Exit mobile version