Site icon Rádio Boa Nova

Proteção Civil emite aviso à população. Estado do tempo vai piorar

O Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) prevê um agravamento das condições meteorológicas nos próximos dias, o que levou a Proteção Civil a emitir um aviso à população.

Já a partir de hoje, dia 24 de dezembro, espera-se períodos de chuva em todo o território, por vezes forte no litoral Norte e Centro, essencialmente, nos distritos de Viana do Castelo, Braga, Porto, Vila Real, Viseu, Aveiro e Coimbra. O IPMA prevê ainda agitação marítima na costa ocidental, com ondas de noroeste entre 4 a 5 metros de altura significativa.

No sábado, dia de Natal, mantém-se o mesmo cenário mas, principalmente nas regiões Centro e Sul. Além da chuva, por vezes forte e persistente, prevê-se vento do quadrante sul, soprando até 45 km/h no litoral e 50 km/h nas terras altas, com rajadas até 65 km/h e 80 km/h respetivamente, rodando para quadrante oeste no final do dia.

Para domingo, dia 26 de dezembro, espera-se que a chuva seja mais intensa durante a tarde, com o vento a chegar aos 45 km/h, com rajadas até 65 km/h no litoral e aos 55 km/h, com rajadas até 80 km/h nas terras altas. A agitação marítima deve manter-se, principalmente, nos distritos de Setúbal, Beja e Faro.

Desta forma, torna-se necessário adotar certos comportamentos para evitar problemas de maior, tal como recorda a Proteção Civil:

Exit mobile version