Site icon Rádio Boa Nova

Proteção Civil emite alerta devido ao agravamento do estado do tempo

Pexels: Roman Castillo

A Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC) emitiu, esta terça-feira, um aviso à população, no âmbito da previsão meteorológica para os próximos dias, que deverão trazer precipitação forte, vento e agitação marítima, devido à passagem da depressão Martinho.

A ANEPC refere que o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) prevê, para os próximos dias, um agravamento da situação meteorológica em Portugal continental, com “precipitação, por vezes forte e persistente, podendo ser de granizo e acompanhada de trovoada, em especial nas regiões do litoral Centro e Sul”, vento forte, “com rajadas até 75km/h na generalidade do território, podendo atingir os 120km/h nas terras altas“, condições “favoráveis à ocorrência de fenómenos extremos de vento, sobretudo nas regiões Centro e Sul”.

É ainda esperada “agitação marítima forte a sul do Cabo Mondego” e “queda de neve nos pontos mais altos da Serra da Estrela”. 

Além disso, sublinha a ANEPC, a Agência Portuguesa do Ambiente (APA) aponta para eventuais subidas de caudais nas bacias urbanas que podem levar a “inundações”.

A Proteção Civil refere que este quadro meteorológico deverá ser mais gravoso a partir da tarde do dia 19 de março e a manhã do dia 20 de março, sendo expectável:

O eventual  impacto destes efeitos pode ser minimizado, lembra a ANEPC, sobretudo através da adoção de comportamentos adequados, Desta forma, e em particular nas zonas historicamente mais vulneráveis, recomenda as seguintes medidas preventivas: 

Exit mobile version