Site icon Rádio Boa Nova

Proteção Civil emite alerta à população

De acordo com os dados relativos às condições climatéricas disponibilizada pelo Instituto Português do Mar e da Atmosfera, prevê-se para as próximas 48 horas um agravamento das condições meteorológicas.

Assim, a Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC) emitiu um aviso à população devido ao agravamento da agitação marítima, precipitação forte, vento e queda de neve.

Em comunicado enviado à Rádio Boa Nova, a ANPC deu conta que, nos próximos dias, no que respeita à agitação marítima, está prevista uma ondulação de cinco a sete metros, podendo atingir os dez metros de altura máxima. Nas regiões Norte e Centro, esta sexta-feira podem ocorrer períodos de chuva, por vezes forte, existindo a possibilidade de ocorrência de trovoada e queda de granizo. O vento vai apresentar-se moderado a forte com rajadas até 90 quilómetros por hora nas terras altas. A ANPC alerta ainda para ocorrência da queda de neve acima dos 600/800 metros de altitude subindo gradualmente a cota para os 1200 metros nos distritos de Viana do Castelo, Bragança, Vila Real, Guarda, Braga, Castelo Branco e Viseu até às 6 horas de sábado.

Face à situação podem ocorrer efeitos como o piso rodoviário escorregadio e eventual formação de lençóis de água, gelo e neve; possibilidade de cheias rápidas em meio urbano; possibilidade de inundação por transbordo de linhas de água nas zonas historicamente mais vulneráveis; inundações de estruturas urbanas subterrâneas com deficiências de drenagem; danos em estruturas montadas ou suspensas; dificuldades de drenagem em sistemas urbanos; possibilidade de queda de ramos ou árvores em virtude de vento mais forte; possíveis acidentes na orla costeira e fenómenos geomorfológicos causados por instabilização de vertentes associados à saturação dos solos, pela perda da sua consistência.

A ANPC recorda que o eventual impacto destes efeitos pode ser minimizado, sobretudo através da adoção de comportamentos adequados. A Autoridade aconselha que seja garantida a desobstrução dos sistemas de escoamento das águas pluviais e retirada de inertes e outros objetos que possam ser arrastados ou criem obstáculos ao livre escoamento das águas; que façam uma condução defensiva e relembra a colocação das correntes de neve nas viaturas. A Proteção Civil solicita ainda que seja garantida uma adequada fixação de estruturas soltas, um especial cuidado na circulação, assim como refere que não devem ser praticadas atividades relacionadas com o mar.

Tendo em conta estas condições, a entidade pede que se tenha atenção às informações da meteorologia e às indicações da Proteção Civil e Forças de Segurança.

Exit mobile version