Site icon Rádio Boa Nova

Proteção Civil emite alerta à população pelo risco de incêndio “máximo” e as temperaturas altas

A Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil deixou alguns conselhos e lembrou proibições para os próximos dias, quando o calor se vai fazer sentir em território nacional e o perigo de incêndio vai ‘disparar’.

A Proteção Civil deixou, esta sexta-feira, um aviso à população devido às previsões do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), que dão conta da “continuação de tempo quente e seco e incremento do perigo de incêndio rural”.

Em comunicado enviado ao à Rádio Boa Nova, a Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC) sublinhou que existe perigo de incêndio rural ‘muito elevado’ a ‘máximo’ em algumas regiões, abaixo mencionadas, e também que para os próximos dias podem verificar-se “valores de temperatura máxima na ordem dos 40º – podendo pontualmente atingir valores próximos dos 42°C nas regiões do interior”.

Destacando ainda que a humidade relativa do ar será inferior a 30% e que se registará “fraca recuperação noturna”, os responsáveis destacam também sobre os efeitos expetáveis – e medidas preventivas.

“Aumento do risco de incêndio, com condições favoráveis à eventual ocorrência e propagação de incêndios rurais, bem como, o aumento da dificuldade das ações de supressão, em especial no interior Norte e Centro, Alto Alentejo e no Algarve”, lê-se na nota da Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil.

Medidas preventivas?

Nos dias em que o risco de incêndio é ‘muito elevado’ ou ‘elevado’, existe a proibição de:

Perante o calor, eis como se proteger:

Exit mobile version