Site icon Rádio Boa Nova

Proteção Civil emite alerta à população para risco de incêndio

Tendo em conta o risco de incêndio alertado pelo Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), devido à subida da temperatura máxima nas próximas 72 horas, a Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC) emitiu, esta sexta-feira, um aviso à população.

Em comunicado enviado à Rádio Boa Nova, a ANEPC revela que devido à previsão “de condições favoráveis ao incremento do risco de incêndios”, decidiu alertar os portugueses para adotarem algumas “medidas preventivas”.

Nas próximas 72 horas está prevista, segundo o IPMA, a subida da temperatura máxima “com incidência nas regiões do Alentejo, Algarve e interior Centro, estendendo-se ao interior Norte” e ainda “uma humidade relativa do ar com valores baixos na generalidade do país”.

Segundo a Proteção Civil, a previsão pode levar “à eventual ocorrência e propagação de incêndios rurais”, especialmente no “Algarve, Alentejo, Centro Interior, estendendo-se posteriormente ao interior Norte do país”.

Como tal, é imperativo tomar as precauções devidas. A ANEPC relembra que de 1 de julho a 30 setembro é “o período crítico”, logo, existem regras que se devem cumprir e passa a enumerá-las:

Hoje, devido às previsões meteorológicas para os próximos dias, a Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil decidiu “elevar o estado de alerta especial para incêndios rurais para nível amarelo em nove distritos”.

André Fernandes, comandante da ENEPC, em declarações aos jornalistas na sede da Proteção Civil, em Carnaxide, concelho de Oeiras, confirmou que este estado de alerta “vigora até segunda-feira nos distritos de Bragança, Guarda, Castelo Branco, Santarém, Évora, Setúbal, Beja, Faro e Portalegre”.

Rita Tavares (Jornalista Estagiária)

Exit mobile version