Uma massa de ar polar fria e seca irá passar por Portugal e será responsável por “trazer bastante frio para os tempos que se avizinham”. Carlos Mata, da Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC), deixou esta quinta-feira o alerta: “No Natal, as temperaturas vão cair a pique”.
A Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC) estima, de acordo com previsões do IPMA, que “de sábado para domingo as temperaturas rondem os 0º ou sejam mesmo negativas e durante o dia não subirão acima dos 13º”.
Ao frio vai juntar-se “o aumento da intensidade do vento que vai provocar desconforto térmico”.
Em conferência de imprensa, Carlos Mata apresentou o quadro meteorológico previsto para os próximos dias e enumerou também medidas preventivas e de autoproteção.
Perante as condições meteorológicas previstas, deve evitar-se uma “exposição prolongada ao frio” e deve prestar-se atenção sobretudo aos grupos mais vulneráveis, onde se incluem os idosos.
A Proteção Civil alerta igualmente que é necessário ter cuidado com as lareiras, já que “a acumulação de gases poderá levar a intoxicação ou incêndios”. Estes “dispositivos” devem mesmo ser evitados “durante o sono”.
A quem vai conduzir nestes dias, recomenda-se cautela na estrada porque a formação de gelo poderá propiciar “acidentes de viação”.
Carlos Mata frisou ainda que a previsão meteorológica do IMPA se estende durante os próximos três dias e que não há, para já, “emissão do estado de alerta”. A situação será, porém, avaliada continuamente.