Site icon Rádio Boa Nova

Proteção Civil alerta população devido ao agravamento do estado do tempo

Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC) emitiu, esta tarde, um aviso à população devido à precipitação forte, vento e agitação marítima.

Em comunicado enviado à Rádio Boa Nova, a ANPC refere que de acordo com informação disponibilizada pelo Instituto Português do Mar e da Atmosfera, prevê-se para os próximos dias um agravamento das condições meteorológicas, nomeadamente precipitação forte, trovoada, intensificação do vento com possibilidade de registo de fenómenos extremos, e agravamento da agitação marítima em toda a costa, em todo o território a partir da próxima madrugada e previsivelmente até domingo.

A ANPC alerta para o vento moderado a forte até 110 km/h, nas terras altas e ainda a possibilidade de ocorrência de fenómenos extremos de vento, mais prováveis a Sul. No que diz respeito à agitação marítima, no domingo prevê-se o agravamento do estado do mar com ondas a ultrapassarem os 7 metros na costa ocidental e picos máximos de até 14 metros.

Face a estes alertas, a ANPC apela a atenção ao piso rodoviário escorregadio e eventual formação de lençóis de água e gelo, possibilidade de cheias rápidas em meio urbano, possibilidade de inundação, inundações de estruturas urbanas subterrâneas com deficiências de drenagem, danos em estruturas montadas ou suspensas. Poderá haver ainda a possibilidade de queda de ramos ou árvores e ocorrência de fenómenos geomorfológicos causados por instabilização de vertentes associados à saturação dos solos, pela perda da sua consistência.

Assim, a ANPC aconselha a adoção de comportamentos adequados por parte da população como forma de mitigar o efeito do mau tempo na normalidade de vida das pessoas, designadamente a desobstrução dos sistemas de escoamento, a redução da velocidade na condução e ainda pede que não sejam realizadas atividades relacionadas com o mar, nomeadamente pesca desportiva, desportos náuticos e passeios à beira-mar.

As previsões são em especial para o Minho e Douro Litoral, podendo abranger também os distritos de Vila Real, Viseu e Aveiro.

Exit mobile version