Site icon Rádio Boa Nova

Proteção Civil alerta população devido ao agravamento do estado do tempo

Pexels: Roman Castillo

O Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) prevê para os próximos dias um agravamento do estado do tempo em Portugal Continental devido aos efeitos da depressão Éowyn.

A previsão é de que o estado do tempo piore a partir do final da tarde desta sexta-feira, registando-se precipitação, por vezes forte, vento, agitação marítima e queda de neve.

Num comunicado enviado às redações, a Proteção Civil destaca períodos de chuva, por vezes forte, em especial nas regiões Norte e Centro, podendo ser acompanhados de trovoada; vento forte com rajadas até 90 km/h no litoral e nas terras altas; agitação marítima forte na costa ocidental com ondas até 5 metros, podendo atingir os 7 metros no dia 26 de janeiro e queda de neve nas regiões Norte e Centro, a partir da tarde do dia 27 (segunda-feira).

Posto isto, prevê-se a ocorrência de cheias, possibilidade de deslizamentos e derrocadas,  estradas escorregadias com possível formação de lençóis de água ou a acumulação de gelo e/ou neve; e o arrastamento para as vias rodoviárias de objetos soltos e possíveis acidentes na orla costeira, devido à forte agitação marítima.

Para tentar minimizar as consequências do agravamento do estado do tempo, a Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC) fornece alguns conselhos destinadas, sobretudo, às zonas historicamente mais vulneráveis.

Exit mobile version