Site icon Rádio Boa Nova

Proteção Civil alerta população devido ao agravamento do estado do tempo

O mau tempo está de regresso a Portugal já na terça e na quarta-feira, de acordo com as previsões do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA). A Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANPC) emitiu, esta tarde, um aviso à população com um conjunto de medidas que deve tomar.

De acordo com o IPMA, terça-feira será um dia marcado por “precipitação, por vezes forte e acompanhada de trovoada, a partir da tarde nas regiões Centro e Sul, progredindo para o interior Norte a partir da noite”. Além disso, é esperado “vento forte a predominar do quadrante sul no litoral a sul do Cabo Carvoeiro e nas terras altas, com rajadas até 70 Km/h nas regiões Centro e Sul, sobretudo a partir da tarde”, bem como “condições favoráveis à ocorrência de fenómenos extremos de vento”.

Por seu turno, na quarta-feira, deverão ocorrer “períodos de chuva, por vezes forte, nas regiões Norte e Centro durante a madrugada, passando gradualmente a regime de aguaceiros de norte para sul a partir do início da manhã”. Estes fenómenos poderão ser “localmente intensos, de granizo e acompanhados de trovoadas, em especial nas regiões Norte e Centro”. Já o vento predominará “do quadrante oeste mais intenso nas terras altas (<40 Km/h)”.

Segundo a Proteção Civil, os “episódios típicos das estações de transição”, nos quais ocorrem as primeiras chuvas, são propícios:

Medidas:

De acordo com a mesma entidade, o eventual impacto destes fenómenos pode ser minimizado através da adoção de comportamentos adequados. Assim, e em particular nas zonas historicamente mais vulneráveis e nas áreas afetadas pelos incêndios rurais, a Proteção Civil recomenda a adoção de medidas preventivas, entre elas:

Exit mobile version