Site icon Rádio Boa Nova

Proteção Civil alerta população devido ao agravamento do estado do tempo. Chuva intensa poderá provocar cheias e inundações

A Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC) emitiu, hoje, um aviso à população devido às condições meteorológicas adversas nas próximas 24 horas. Chuva, vento, queda de neve e agitação marítima. É este o cenário meteorológico, que já se fará sentir esta segunda-feira e que se estenderá até amanhã, terça-feira.

Num aviso à população, e enviado à Rádio Boa Nova, a Proteção Civil alerta especialmente que se prevê que a precipitação acumulada até próximo dia 10 atinja os 150 mm nas regiões norte e centro do continente.

Para esta segunda-feira, o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) prevê precipitação (persistente no Norte e Centro) e vento por vezes forte, queda de neve (em especial na Serra de Estela-Torre) e agitação marítima forte na costa ocidental.

Na terça-feira é esperada precipitação forte e persistente no Norte e Centro (zonas montanhosas), sendo o período mais crítico das 00h até ao meio dia.

Prevê-se queda de neve acima de 1400 metros de altitude, essencialmente na serra da Estrela, descendo gradualmente a cota para 1000 metros nas Regiões Norte e Centro (em especial a na serra da Estrela e no extremo Norte). Há também a possibilidade de trovoada (tarde) e queda de granizo no Norte e Centro.

O vento deverá soprar até 45 km/h do quadrante oeste, com rajadas até 80 km/h em especial no litoral, sendo até 55 km/h e com rajadas até 110 km/h nas terras altas, prevendo-se persistência de vento forte com rajadas durante um longo período de tempo. com ligeiro desagravamento durante a manhã no Norte e Centro e durante a tarde no Sul. A queda de neve, até ao início da manhã, pode chegar à cota de 1000 metros.

Face a estas condições meteorológicas é expectável:

Perante as previsões meteorológicas, a ANEPC recomenda à população a tomada das necessárias medidas de prevenção, nomeadamente:

Exit mobile version