Site icon Rádio Boa Nova

Proteção Civil alerta para precipitação, neve, vento e agitação marítima

No seguimento do contacto com o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), realizado hoje, dia 18 de novembro, a proteção civil alerta…

… para o agravamento do estado do tempo previsto para as próximas 72 horas.

Em todo o território são esperados aguaceiros intensos, a começar no final da noite de sábado, prolongando-se durante o domingo. Vento forte, queda de neve nas terras altas (acima dos 1000 m) a partir do final do dia de domingo e durante a segunda feira. No litoral, a situação é agravada com agitação marítima.

A proteção Civil alerta, por isso, para o piso rodoviário escorregadio e eventual formação de lençóis de água e gelo, possibilidade de cheias rápidas em meio urbano e inundação por transbordo de linhas de água nas zonas historicamente mais vulneráveis, inundações de estruturas urbanas subterrâneas, danos em estruturas montadas ou suspensas, dificuldades de drenagem em sistemas urbanos, podendo causar inundações nos locais historicamente mais vulneráveis, queda de ramos ou árvores e possíveis acidentes na orla costeira.

Para minimizar o impacto daqueles efeitos, a proteção civil recomenda a adoção de comportamentos adequados e condução defensiva. Recomenda a desobstrução dos sistemas de escoamento das águas pluviais e retirada de inertes e outros objetos que possam ser arrastados ou criem obstáculos ao livre escoamento das águas;

Não atravessar zonas inundadas, proceder à colocação das correntes de neve nas viaturas, sempre que se circular nas áreas atingidas pela queda de neve, garantir uma adequada fixação de estruturas soltas, ter especial cuidado na circulação e permanência junto de áreas arborizadas, assim como da orla costeira e zonas ribeirinhas historicamente mais, não praticar atividades relacionadas com o mar são outros dos conselhos da Proteção Civil.

Exit mobile version