Site icon Rádio Boa Nova

Proteção civil alerta para o agravamento do estado do tempo e possibilidade de cheias rápidas

No seguimento de contacto com o Instituto Português do Mar e da Atmosfera, a Proteção Civil alerta para a ocorrência de “condições de instabilidade atmosférica”,…

… nomeadamente precipitação acompanhada de trovoada e que vai afetar o território continental.

No período entre o final do dia de hoje e o final da manhã de Sábado, espera-se precipitação pontualmente forte na região a sul do alinhamento Montejunto-Estrela, particularmente na região de Lisboa, Setúbal e Algarve.

No período entre o final do dia de Sábado (22 Outubro) e o início da manhã de Domingo (23 Outubro), a precipitação pontualmente forte deverá afetar as regiões do Norte e Centro, sobretudo ao longo do litoral a Norte do cabo Mondego. A partir do final de Domingo (23 Outubro) e até 2.ª feira (24 Outubro) está previsto agravamento das condições de instabilidade atmosférica, com fenómenos locais de aguaceiros e vento fortes acompanhados de trovoada, a afetarem sobretudo a região do Sul.

Em comunicado  enviado à Rádio Boa Nova, a proteção civil alerta para o perigo de piso rodoviário escorregadio e eventual formação de lençóis de água, cheias rápidas em meio urbano devido à acumulação de águas pluviais ou insuficiência dos sistemas de drenagem, inundações de zonas historicamente mais vulneráveis em resultado do transbordo de linhas de água e inundações de estruturas urbanas subterrâneas em virtude de deficiências de drenagem.

A Proteção Civil recomenda a desobstrução dos sistemas de escoamento das águas pluviais nas zonas historicamente mais vulneráveis. Na estrada, é aconselhável uma condução defensiva, reduzindo a velocidade e tendo especial cuidado com a possível formação de lençóis de água e acumulação de água nas vias. A Proteção Civil recomenda ainda a não travessia de zonas inundadas, de modo a precaver o arrastamento de pessoas ou viaturas.

Exit mobile version