Site icon Rádio Boa Nova

Proteção Civil alerta para agravamento do estado do tempo com chuva forte, vento e agitação marítima

chuva forte e persistente

Fotografia: Pixabay

A Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC) emitiu um aviso à população devido ao agravamento das condições meteorológicas em Portugal continental, provocado pela depressão Oriana.

De acordo com as previsões do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), espera-se, a partir da tarde desta quarta-feira (12) a ocorrência de períodos de chuva, por vezes forte e persistente, especialmente nas regiões do litoral Norte e Centro, bem como em Lisboa e Vale do Tejo.

O aviso inclui ainda vento forte, com rajadas que podem atingir os 80 km/h, chegando aos 100 km/h nas terras altas, e também forte agitação marítima, com ondas até 6 metros, podendo alcançar os 11 metros de altura máxima na costa ocidental.

Segundo a Agência Portuguesa do Ambiente (APA), existe risco elevado de inundações em várias bacias hidrográficas, nomeadamente nas zonas dos rios Mondego, Tejo, Sorraia, Vouga, Águeda, Sado, Minho, Lima, Douro, Guadiana, entre outros. Municípios como Coimbra, Santarém, Vila Franca de Xira, Aveiro, Porto e Vila Real de Santo António estão entre os locais identificados como mais vulneráveis.

A Proteção Civil alerta que o período mais crítico deverá ocorrer entre a tarde de hoje e amanhã (13), sobretudo na região de Lisboa e Vale do Tejo.

Entre os principais efeitos previstos estão:

A ANEPC recomenda à população a adoção de comportamentos de prevenção, como:

A Proteção Civil reforça a importância de manter a atenção redobrada nos próximos dias e apela à colaboração de todos para minimizar riscos.

Exit mobile version