Site icon Rádio Boa Nova

Propostas do Orçamento Participativo de Góis vão a votações em setembro 

O Orçamento Participativo de Góis do ano de 2021 conta a sua terceira edição.

O Orçamento Participativo é um mecanismo de democracia que permite aos cidadãos decidir sobre uma parte do Orçamento Municipal.

Segundo nota enviada à Radio Boa Nova, este processo contribui para o exercício de uma intervenção informada, ativa e responsável dos cidadãos naturais ou residentes ou trabalhadores ou estudantes do concelho de Góis, nos processos de governação local, garantindo a participação dos cidadãos na decisão sobre a afetação dos recursos às políticas públicas municipais.

O Município de Góis, como forma de potenciar os valores de democracia, incentivando a comunidade à participação na gestão pública, conta com dois processos paralelos de Orçamento Participativo: o Orçamento Participativo Jovem e o Orçamento Participativo Geral.

No período de 1 a 30 de setembro decorre a fase de votação dos três  projetos finalistas, sendo eles:

Orçamento Participativo Geral

1 – “Área de Serviço de Autocaravana e Parque Pernoita” do proponente Telmo Simões;

2 – “Dois outdoors de Boas Vindas” em Góis e Vila Nova do Ceira do proponente António Machado.

Orçamento Participativo Jovem

1 – “Mupi Digital Dar a Conhecer o concelho de Góis” do proponente Nuno Alves.

Para votar deve aceder à plataforma do Orçamento Participativo de Góis através do site do Município. A votação poderá ser efetuada de duas formas: votação online presencial ou votação online assistida.

Para efetuar a votação online presencial, o cidadão submete ele próprio o seu voto na plataforma e para tal deverá ter na sua posse o Cartão de Cidadão ou Bilhete de Identidade e um número de telemóvel.

A votação online assistida destina-se sobretudo aos cidadãos com dificuldades na utilização das novas tecnologias. Assim, em cada um dos locais de voto, poderá votar no Orçamento Participativo de Góis, apresentando o Cartão de Cidadão ou Bilhete de Identidade.

Podem votar no Orçamento Participativo Jovem todos os cidadãos dos 16 aos 35 anos, que sejam naturais ou residentes ou trabalhadores ou estudantes do Concelho de Góis, e no Orçamento Participativo Geral todos os cidadãos com mais de 35 anos, que sejam naturais ou residentes ou trabalhadores/as ou estudantes do Concelho de Góis.

Poderá votar através da votação online assistida nas Juntas de Freguesia do Concelho de Góis e nos seguintes locais:

Balcão Único da Câmara Municipal de Góis

09h às 17h – Segunda a Sexta-Feira

Posto de Turismo

09h às 18h – Segunda a Sexta-Feira

Fins de semana 

10h às 13h – 15h às 17h

Casa da Cultura de Góis

15h às 17h – Segunda a Sexta-feira

Espaço Internet

10h às 18h – Segunda a Sexta-feira

Exit mobile version