Site icon Rádio Boa Nova

Projetos “FULLphone” e “Bioquente” venceram Concurso Municipal de Ideias de Negócio

“FULLphone” e “Bioquente” foram os projetos vencedores na final do Concurso Municipal de Ideias de Negócio, no ensino básico e secundário/profissional, respetivamente, realizada em Oliveira do Hospital.

A iniciativa foi promovida no âmbito da 3.ª edição do programa “Empreendedorismo nas Escolas da Região de Coimbra” desenvolvido pela Comunidade Intermunicipal da Região de Coimbra em parceria com o Município de Oliveira do Hospital.

Na sessão, realizada no dia 6 de maio na Casa da Cultura, os alunos César Fernandes, Daniel Alcântara e Ricardo Borges, do Agrupamento de Escolas de Oliveira do Hospital, arrecadaram o 1.º prémio na categoria do 3.º CEB com o projeto “FULLphone”. A ideia consiste em vender um banco, com baterias carregáveis através de painéis solares, para colocar em praias fluviais/piscinas que permita carregar os telemóveis e/ou outros dispositivos móveis, durante um período de tempo, através de um código disponibilizado pelos responsáveis dos espaços de lazer.

Já no ensino secundário/profissional, foi Carlos Quintino, aluno da EPTOLIVA que convenceu o júri com o seu projeto “Bioquente” que tem como finalidade dar resposta a três resíduos oriundos da exploração agro-florestal (resina seca do pinheiro, bagaço de azeite e borra do azeite) para desenvolver bio acendalhas, e com a borra de azeite e cinza (queima de resíduos da floresta) pretende-se obter sabão e detergentes.

A vitória deu a estes alunos o passaporte para representar o Município de Oliveira do Hospital nas finais intermunicipais da CIM da Região Centro. As sessões irão realizar-se dia 4 de junho, na Figueira da Foz para o 3.º CEB e no dia 5 de junho, em Arganil para o ensino secundário/profissional.

O júri – constituído por José Francisco Rolo, vice-presidente do MOH; António Soares, Caixa Crédito Agrícola de Oliveira do Hospital, e João Nunes, direção da BLC3 – determinou ainda atribuir o 2.º lugar ao projeto “Alarme Pessoal”, das alunas Érica Oliveira e Liliana Caetano (AEOH) e o 3.º prémio à ideia de negócio dos alunos João Brito e Cristiano Pereira, as “Malas Flexíveis/Flexipack” (AEOH), na categoria do ensino básico.

Já no ensino secundário/profissional, foram também premiados os projetos “Queijinhos da Serra da Estrela”, dos alunos Ricardo Gonçalves, Tiago Raimundo e Daniel Simões (AEOH); e “Marmita Saudável”, da aluna Vera Pereira (AEOH), com o 2.º e 3.º prémio respetivamente.

Nesta final do Concurso Municipal de Ideias de Negócio em Oliveira do Hospital foram defendidas dez ideias de negócio, cinco por cada ciclo de ensino, envolvendo mais de duas dezenas de alunos e sete professores do Agrupamento de Escolas de Oliveira do Hospital e da EPTOLIVA – Escola Profissional de Tábua e Oliveira do Hospital. Implementado nos últimos anos, o Concurso Municipal de Ideias de Negócio visa sensibilizar e motivar os jovens para as práticas empreendedoras, promovendo o espírito de iniciativa e dinamismo no concelho. Na fase de pré-seleção foram apresentados 19 projetos que envolveram perto de 50 alunos e 16 professores.

No final da sessão, que teve ainda momentos musicais pela Orquestra de Cordas do Conservatório de Música de Seia e das classes do conjunto de várias turmas do AEOH, os jovens participantes ouviram palavras de incentivo por parte dos membros do júri e das direções das escolas, pela originalidade das ideias e pelo trabalho desenvolvido que permitiu idealizar potenciais negócios. Também a vereadora da Educação, Graça Silva parabenizou todos os participantes, em particular os vencedores que terão a responsabilidade de representar o Município de Oliveira do Hospital nas respetivas finais intermunicipais.

Exit mobile version