Encontram-se a decorrer nas aldeias de Alqueve, Caratão e Foz d’Égua os trabalhos de implementação dos respetivos Condomínios de Aldeia, decorrentes da candidatura apresentada pelo Município de Arganil ao Fundo Ambiental, no âmbito do Plano de Recuperação e Resiliência.
Os Condomínios de Aldeia estabelecem-se como uma medida de proteção dos aglomerados rurais situados em áreas de floresta e que, como tal, são mais vulneráveis aos incêndios rurais.
Têm como objetivo reduzir o volume de vegetação disponível para arder na envolvente dos aglomerados populacionais mais críticos, criando faixas de gestão de combustíveis vegetais num raio de 100 metros. Para isso, estão a ser instalados sistemas agroflorestais, pastagens e reabilitadas infraestruturas agrícolas. Estas medidas tornam os espaços mais seguros, produtivos e úteis para a população, contribuindo para a segurança, resiliência das comunidades, economias locais e biodiversidade.
As intervenções visam também melhorar as condições ambientais destes espaços, introduzindo benefícios, como melhoria da infiltração da água, melhoria da qualidade dos ecossistemas, controlo de espécies exóticas invasoras, preservação do recurso solo, entre outros.
A população das localidades de Alqueve, Caratão e Foz de Égua tem um papel fundamental na dinamização e sustentabilidade dos Condomínios de Aldeia. É, portanto, fulcral capacitar a comunidade para uso adequado do fogo, gestão da vegetação, alertas e preparação para a gestão comunitária em caso de emergência.
O projeto representa um investimento total de 72.975,61, dos quais 62.639,56€ são financiados pela União Europeia através do NextGenerationEU.