Site icon Rádio Boa Nova

Projeto “Liga-nos o Talento” entregou bolas e cheque de dois mil Euros à Associação de Futebol de Coimbra

O projeto Liga-nos o Talento continua na estrada para celebrar as raízes do Futebol e esteve, na manhã desta sexta-feira, em Coimbra. A Fundação do Futebol – Liga Portugal, com o apoio institucional da Missão Continente, está a percorrer o país para oferecer bolas e um apoio financeiro no valor de dois mil euros a cada uma das 22 Associações Distritais e Regionais (ADR), uma forma de vincar o reconhecimento pelo trabalho que desenvolvem junto dos jovens.

Manuel Fernandes, Embaixador Liga Portugal e membro do Conselho de Administração da Fundação do Futebol – Liga Portugal, foi quem, na loja Continente Modelo de Eiras, fez a entrega deste contributo simbólico a Horácio Antunes, presidente da Associação de Futebol (AF) de Coimbra. Filipe Pais, secretário-geral da Fundação do Futebol – Liga Portugal, Helena Pires, CEO da Liga Portugal, Arnaldo Paredes, adjunto do vereador Carlos Lopes na Câmara Municipal de Coimbra, e Luís Rodrigues, responsável loja Continente Modelo de Eiras, em representação da Missão Continente, também marcaram presença nesta iniciativa, testemunho do compromisso do Futebol Profissional com o Não-Profissional.

Manuel Fernandes, Embaixador Liga Portugal e membro do Conselho de Administração da Fundação do Futebol – Liga Portugal, declarou-se orgulhoso por este projeto que remete para as origens da carreira: “Atendendo ao meu passado no futebol, estou sempre disponível para colaborar com a Liga Portugal, de que faço parte, e tudo o que seja para melhorar o futebol português é extremamente importante. Normalmente, nestas iniciativas, quando sou convidado, nunca recuso nada, até porque comecei a jogar futebol numa associação, a AF Setúbal. As associações são extremamente importantes para o futuro do futebol português. Para mim, é um privilégio ter sido o jogador que fui e é um prazer pertencer a esta Liga, com estas pessoas, e estar envolvido nestes projetos.”

Filipe Pais, secretário-geral da Fundação do Futebol – Liga Portugal destacou o “nome feliz, quase autoexplicativo”, deste projeto que encerra uma mensagem agregadora essencial para o Futebol Profissional: “O objetivo é, claramente, reconhecer, por parte do topo da pirâmide das competições, que são as provas profissionais, o papel determinante da base de formação, a importância que as ADR têm na construção do futebol como um todo, mais competitivo, e também o papel essencial na descoberta, no percurso dos atletas para que o talento possa ser potenciado, e mais: possa ser retido, no futuro, para termos competições profissionais mais sólidas.”

“Esta iniciativa, que conta com a Fundação do Futebol como principal dinamizadora, não aconteceria sem três vetores”, reforçou Filipe Pais: “Primeiro vetor, as ADR, no caso, aqui em Coimbra, através do presidente Horácio Antunes, com o trabalho excelente que tem vindo a desenvolver. Também da Missão Continente, parceiro da Liga, que disponibiliza uma verba para a formação das camadas jovens da própria associação. E também, por outro lado, a Puma, que nos ajuda, como parceiro oficial, a fazer a entrega de 20 bolas. É com este simbolismo que queremos marcar esta iniciativa. Desde sempre, o presidente Pedro Proença tem dito que não se constrói um futebol competitivo sem olhar para base, e é isso que estamos aqui a fazer.”

Horácio Antunes, presidente da Associação de Futebol de Coimbra, ilustrou o impacto desta iniciativa”: “Queremos agradecer à Liga Portugal e à Fundação do Futebol, também ao Modelo Continente, por nos terem, por um lado, oferecido um cheque de dois mil euros para ser gasto em produtos consumíveis aqui e que, para nós, é extremamente importante. Gastamos muito ao nível de produtos que são vendidos num estabelecimento destes. Por exemplo, ainda agora temos uma seleção de seniores a jogar, neste momento, em Leiria, e temos o futsal, com as meninas, os meninos, os sub-17, os sub-14, sub-13, sub-16… portanto, gastamos muito disso e, para nós, é espetacular recebermos este cheque do Modelo Continente para podermos aqui fazer compras.”

A oferta das bolas também foi bem recebida: “Por outro lado, temos o facto de a Liga nos ter trazido a bola que é hoje das competições oficiais. Logicamente que ainda não é a que utilizamos na nossa competição distrital, mas é a que gostaríamos de poder ter nos nossos clubes, nas primeiras divisões distritais, por forma a que a qualidade do futebol fosse também acompanhada por uma melhoria a nível do produto que se utiliza e que é o que faz saltar o público nas bancadas, que é a bola que entra na malha e, quando isso acontece, toda a gente salta e toda a gente vive de alegria.” Horácio Antunes saudou a mensagem de união que ressalta no Liga-nos o Talento: “Significa que a família do futebol está unida.”

Arnaldo Paredes, adjunto do vereador Carlos Lopes na Câmara Municipal de Coimbra, aplaudiu o projeto: “Esta é uma iniciativa de louvar. Nós, enquanto município, temos de estar no apoio total a quem nos apoia em termos de desporto local. Neste caso, é uma iniciativa absolutamente fantástica que a Missão Continente e a Liga estão a levar a cabo. É evidente que esto representa uma gota de água no meio do desporto, mas, muitas gotas de água permitem o desenvolvimento e, sobretudo, a atração dos mais jovens para a prática do desporto. Haja muitas iniciativas iguais a esta.”

Luís Rodrigues, responsável loja Continente Modelo de Eiras, representante da Missão Continente, deu as boas-vindas ao Liga-nos o Talento: “É com muito gosto que o Continente Modelo de Eiras se junta a esta iniciativa que celebra tudo o que o futebol transporta para as comunidades: simboliza o fair play, a dinâmica de uma vida saudável, o espírito positivo e de união. É com muito gosto que nos aliamos e que estamos aqui, em representação da Missão Continente, que celebra 20 anos, a levar esta iniciativa à cidade de Coimbra.”

Na estrada desde o início de novembro, o Liga-nos o Talento arrancou no interior transmontano, nos distritos de Bragança e de Vila Real. Passou já por Aveiro, Porto, Portalegre, Castelo Branco, Viana do Castelo, Braga, Guarda, Viseu, Açores (Angra do Heroísmo, Horta e Ponta Delgada), Madeira, Setúbal e Lisboa. Depois de Coimbra, estará, este sábado, em Santarém e Leiria.

Exit mobile version