Site icon Rádio Boa Nova

Projeto da BLC3 é finalista dos Prémios RegioStars 2016 atribuídos hoje em Bruxelas (com áudio)

O projeto “Centro BIO: Bioindústrias, Biorrefinarias e Bioprodutos”, da BLC3 – Campus de Tecnologia e Inovação, de Oliveira de Hospital, é o único projeto português finalista…

… dos Prémios RegioStars, na categoria “Desenvolvimento Sustentável”, promovidos pela Comissão Europeia.

O projeto “Centro BIO” assenta na criação de uma nova infraestrutura tecnológica, pioneira em Portugal, na área das Bioindústrias, Biorrefinarias e Bioprodutos. É uma infraestrutura única para o desenvolvimento da “Bioeconomia”, das “Smart Regions” e da Economia Circular. Este projeto representou um investimento global de 3,1 milhões, com um apoio de 85 por cento do Programa Operacional Regional do Centro.

O projeto português apresenta-se como uma solução para os incêndios florestais, uma vez que o mato e a floresta podem passar a ser aproveitados como biocombustíveis. O “petróleo verde”, conseguido através dos matos e resíduos florestais, pode ser uma solução para vários problemas nacionais e europeus.

O projeto da BLC3 é agora um dos cinco finalistas na categoria de “Desenvolvimento sustentável” dos RegioStars Awards. O vencedor é anunciado esta terça-feira ao final do dia.

Os prémios RegioStars atribuídos pela União Europeia contam com 23 projetos finalistas selecionados de um total de 104 projetos concorrentes.

A unidade de demonstração industrial deverá começar a ser construída em 2018, devendo iniciar atividade cerca de três ou quatro anos depois.

 


A poucas horas de divulgação dos projetos vencedores em cada categoria, o presidente da BLC3 destacou, em declarações à Rádio Boa Nova,  o “ambiente muito interessante” que se está a viver em Bruxelas, “na expectativa de ver quem será o vencedor dos vencedores”. Confiante num resultado favorável ao projeto que partiu de Oliveira do Hospital, João Nunes, destaca o interesse que o Centro Bio tem suscitado, quer junto da Comissária Europeia, quer de responsáveis por projetos de outros país como o Reino Unido e a Noruega que já mostraram vontade em “cooperar”.

Os RegioStars Awards 2016 constituem um prémio de “reconhecimento e de qualidade” que conferem “maior credibilidade, mais facilidade na captação de investidores e de fundos na área de demonstração industrial”, para além de “despertar a atenção de Bruxelas em relação ao projeto”, referiu João Nunes.

O Centro Bio tem em vista a construção de uma refinaria de demonstração industrial para a produção de biocombustíveis, por via da valorização do território, através do aproveitamento dos resíduos agrícolas e florestais e consequente diminuição das situações de incêndios florestais.

À Rádio Boa Nova, João Nunes adiantou que a unidade de demonstração industrial deverá começar a ser construída em 2018, devendo iniciar atividade cerca de três ou quatro anos depois.

Exit mobile version