Site icon Rádio Boa Nova

Programa “Escola Feliz” preparou alunos para o regresso às aulas

Terminou com apreciação positiva mais uma edição do programa “Escola Feliz” promovido pelo Município de Oliveira do Hospital em parceria com o Agrupamento de Escolas …

… de Oliveira do Hospital (AEOH) e Associação de Pais, e a CPCJ – Comissão de Proteção de Crianças e Jovens. A 5.ª edição deste programa decorreu entre os dias 5 e 9 de setembro, e apoiou um total de 24 alunos do 1.º e 2.º ciclo do ensino básico que, no ano letivo transato, demonstraram algumas dificuldades que justificaram uma estratégia e medidas de apoio específico.

O grupo foi acompanhado por uma equipa multidisciplinar – composta por  três psicólogos, uma técnica de serviço social, uma socióloga e um técnico de teatro e educação – responsável pela dinamização de atividades de caráter lúdico-pedagógico ao longo daquela semana.

Seguindo a lógica do “aprender brincando”, durante a semana, o grupo de alunos treinou competências e conhecimentos adquiridos, nomeadamente através de jogos pedagógicos que desenvolveram a memória e raciocínio, a concentração e criatividade bem como o interesse pela leitura. Foram também promovidas visitas temáticas com vista à aprendizagem de novos conhecimentos, nomeadamente ao quartel da GNR onde se focou, por exemplo, a prevenção rodoviária e a utilização segura da Internet, mas também a uma padaria e uma queijaria do concelho, fomentando o conhecimento sobre a atividade económica e os sabores artesanais do concelho. Destaque ainda para a sensibilização e discussão sobre a Igualdade de Género através de um debate sobre os papéis sociais tradicionalmente atribuídos a mulheres e homens; tendo a semana terminado com uma visita ao Parque do Fontelo e a um parque de diversões, em Viseu.

Em jeito de balanço, José Francisco Rolo, presidente da CPCJ e vereador do pelouro da Solidariedade Ação Social, destaca este programa “como mais um importante instrumento de apoio às famílias e aos jovens alunos. Trata-se de ocupar de uma forma lúdica, criativa e estimulante o regresso destas crianças à escola”. “Também aqui, o município é mais uma vez um parceiro útil e ativo do Agrupamento de Escolas, cada vez mais os projetos e intervenções têm que se interligar contribuindo todos para uma escola pública de grande qualidade. Esse é o nosso esforço e o nosso contributo”, acrescenta.

Exit mobile version