A Guarda Nacional Republicana (GNR) anunciou ter detido três pessoas suspeitas de tráfico de droga nos distritos de Leiria e Coimbra, sendo que a duas delas foi determinada a prisão preventiva.
Em comunicado, a GNR adiantou que as detenções, de dois homens e uma mulher, com idades entre os 40 e os 50 anos, ocorreram no domingo, por tráfico de estupefacientes, nos concelhos de Alvaiázere e Figueiró dos Vinhos (distrito de Leiria) e de Penela e Coimbra.
“No âmbito de uma investigação, envolvendo o tráfico de produtos estupefacientes, que decorria há cerca de 10 meses, os militares da Guarda realizaram diligências policiais que culminaram com o cumprimento de 11 mandados de busca, cinco domiciliárias, cinco em veículos e uma em armazém”, referiu a GNR.
No decurso das buscas foram apreendidas 238 doses de cocaína, 318 doses de haxixe, 23 doses de heroína e três doses de canábis.
Segundo a GNR, foram igualmente confiscadas uma espingarda, uma pistola, três munições, 1.090 euros, seis balanças digitais, cinco telemóveis, três facas com produto estupefaciente e outros artigos alegadamente utilizados “na preparação/distribuição de doses individuais de produto estupefaciente”.
Os dois homens foram presentes na terça-feira a primeiro interrogatório no Tribunal Judicial de Leiria, tendo-lhes sido determinada como medida de coação a prisão preventiva.
Já a mulher ficou sujeita a termo de identidade e residência e os factos remetidos ao tribunal.
Fonte da GNR esclareceu à Lusa que os detidos não têm profissão conhecida, morando na zona de Coimbra e Penela.
Esta ação, do Núcleo de Investigação Criminal de Pombal, contou com o reforço de militares da estrutura de Investigação Criminal do Comando Territorial de Leiria, da Unidade de Intervenção da GNR e, ainda, com o apoio da Polícia de Segurança Pública de Coimbra.