Site icon Rádio Boa Nova

Primeiro-ministro anuncia fim da declaração de crise energética às 24 horas de hoje

Depois de desconvocada a greve, o Primeiro-Ministro visitou hoje a Entidade Nacional para o Setor Energético. No final, anunciou o fim da declaração de crise energética para as 24 horas de hoje.

António Costa afirmou no final da reunião na ENSE que o Conselho de Ministros eletrónico estará reunido ainda esta manhã onde será proposto o fim da declaração de crise energética para as 24 horas de hoje.

“Levaremos dois a três dias a ter uma normalidade plena no abastecimento. Contudo, tendo começado hoje perfeitamente normal o dia de trabalho, estamos em condições de reunir o Conselho de Ministros eletrónico às nove da manhã para propor três coisas: o fim da declaração a crise energética para as 24 horas de hoje; segundo, terminar a partir das 10h00 com a rede REPA exclusiva, o que significa que todos os postos REPA poderão começar já a vender combustível aos consumidores em geral; em terceiro elevar para 25 o limite dos litros que podem ser vendidos na rede REPA ao longo de todo o dia de hoje”, disse António Costa.

Questionado sobre se o desfecho da crise foi uma vitória para o Governo, António Costa afirmou que “houve sobretudo uma vitória do país e da nossa maturidade”.

De referir que o dia de domingo ficou marcado pela decisão do Sindicato Nacional dos Motoristas de Matérias Perigosas em desconvocar a greve que já durava há sete dias. O anúncio foi feito depois do plenário de trabalhadores que se realizou em Aveiras de Cima, durante cerca de três horas.

Se por um lado os trabalhadores aceitam voltar às negociações com a ANTRAM e saem de greve, deixam um aviso: se as suas reivindicações não forem satisfeitas, haverá uma nova paralisação, desta feita às horas extraordinárias.

Entretanto, tanto a ANTRAM como o Governo elogiaram e saudaram a decisão do Sindicato. André Matias de Almeida, da associação que junta os patrões, diz que foi um dia de vitória para o “diálogo” e o primeiro-ministro, António Costa, deixou “votos de sucesso” para as conversações.
Agora, mantém-se tudo em suspenso até terça-feira, dia em que o SNMMP e a ANTRAM se reúnem no Ministério das Infraestruturas e Habitação, pelas 16h00.

Exit mobile version