Site icon Rádio Boa Nova

‘Primavera Sénior’ promoveu “encontro intergeracional” entre 500 pessoas de IPSS

O Parque dos Marmelos, na cidade de Oliveira do Hospital, acolheu, esta quinta-feira, o maior “encontro intergeracional” do concelho, com o envolvimento de 500 pessoas das Instituições Particulares de Solidariedade Social (IPSSS), entre utentes, funcionários, técnicos e dirigentes.

Um dos pulmões verdes da cidade serviu de palco para cerca de 400 idosos e 100 crianças que dinamizaram a iniciativa “Primavera Sénior”, promovida pela Rede Social, pela Plataforma de Atendimento e Acompanhamento Social Integrado (PAASI) e Município de Oliveira do Hospital. Ao longo de todo o dia, utentes de 15 instituições com resposta de apoio a idosos, à infância, à deficiência, a que se junta o projeto CLDS 4G, participaram em diversas atividades, onde se inclui o exercício físico, a música, a dança e uma missa que contou com a participação do Coral de Sant’Ana.

No período da tarde, a componente cultural ficou a cargo do grupo de concertinas da Eptoliva, de utentes da Santa Casa da Misericórdia de Galizes, com uma demonstração de dança, e das crianças da Casa da Obra D. Josefina da Fonseca e da Fundação Aurélio Amaro Diniz. Neste que foi também o Dia da Espiga, os participantes realizaram ainda um atelier, onde os adultos ensinaram as crianças a elaborar os tradicionais ramos.

Antonieta Ferreira, de 88 anos, e Deolinda Ferrão, de 78, utentes do Centro Social de Solidariedade Social da Freguesia de Lagares da Beira, não escondiam a felicidade em marcar presença neste evento onde “conhecem pessoas de outras instituições”. Para as seniores, a iniciativa “proporciona um dia diferente”. “Estamos a adorar. Está tudo muito lindo”, diziam, confessando estarem sempre disponíveis para estes encontros.

Para José Francisco Rolo, este evento, que já se realiza há cerca de 15 anos, promove o “convívio intergeracional que a Rede Social já nos habituou”. “É bom para os mais novos esta partilha de vivências, mas é rejuvenescedor para os mais velhos”, tal como referiu o presidente do Município.

Na perspetiva do autarca, “estes encontros são oportunidades para juntar técnicos, dirigentes, funcionários mas, acima de tudo, juntar os utentes que vão embora com as energias renovadas”. “Primavera Sénior” é, assim, um evento que pretende “dar bem-estar e qualidade de vida às pessoas”. Aliás, esse tem sido um desígnio da autarquia que, agora, assumiu as competências na área da Ação Social.

Há também que “reconhecer os profissionais do setor social”, fortemente afetado pelas contingências da pandemia. Reconhecimento que se estende ao projeto CLDS que “tem dinamizado a comunidade, sobretudo as pequenas aldeias”. Prestes a chegar ao fim, o objetivo do Município é “dar continuidade”.

“Temos de estar despertos para a importância que o setor social tem, numa altura em que é preciso trabalhar o envelhecimento ativo e saudável. É um imperativo”, concluiu José Francisco Rolo.

Confira os momentos de animação

Crianças da FAAD

Crianças da Obra D. Josefina da Fonseca

EptoConcertinas

Santa Casa da Misericórdia de Galizes

Exit mobile version