Site icon Rádio Boa Nova

Presidente Marcelo inaugurou escola ardida há dois anos em Midões

Para “assinalar a memória de há dois anos”, os trágicos incêndios que assolaram a região centro no dia 15 de outubro de 2017, Marcelo Rebelo de Sousa escolheu inaugurar, ontem,…

…a reabilitação do Infantário de Midões, no concelho de Tábua, que ficou reduzido a cinzas na trágica noite, uma vez que “a educação é a melhor garantia de um futuro melhor”

Para o Presidente da República, a recuperação “não se vê tão depressa” como uma “obra pública”. “O efeito de uma escola só se vê daqui a vinte, trinta ou quarenta anos”, defendeu o Chefe de Estado.

“Temos aqui um exemplo de como todos juntos, na força que só a união traz consigo, pode dar uma escola quer é a mesma mas é nova, que hoje está a renascer”, disse Marcelo Rebelo de Sousa perante a multidão que assistia à cerimónia.

Para o Presidente da República, “esta escola é um símbolo do que há de mais importante no futuro do nosso país” que são as crianças.

Comovido pela situação, José Alberto Pereira, presidente da Junta de Freguesia de Midões, mostrou-se feliz por “devolver às crianças, educadores e auxiliares o espaço que lhes foi roubado há dois anos”.

“Havia ardido algo que pertencia a todos, por onde todos, nos últimos 60 anos tinham passado”, disse, reforçando que “a reconstrução desta escola é uma prova da solidariedade”, uma vez que foram pessoas que “não conheciam nem sabiam onde ficava Midões que escolheram, à distância” ajudar nesta reconstrução. “A todos, o meu bem-haja”, concluiu.

Por sua vez, Mário Loureiro, presidente do Município de Tábua, relembrou o difícil início do presente mandato autárquico “pela catástrofe dos grandes incêndios” e, por isso, propôs um minuto de silêncio em “memória de todos os que perderam a vida naquela tragédia”.

Apesar das dificuldades, dada à tamanha destruição, o autarca relembra que o concelho “não baixou os braços”.

Na ocasião, Mário Loureiro lembrou que a inauguração da reabilitação do infantário teve por base um “protocolo” celebrado entre o Município de Tábua, a APPI e a Level Constellation, “em conjunto com os donativos de empresas, verbas da conta solidária e o apoio do Fundo de Apoio Social da União Europeia”.

Segundo o presidente, esse protocolo permitiu, no dia de ontem, “devolver a estas crianças um espaço de felicidade para uma aprendizagem mais feliz”.

 

Clique aqui para ver a galeria fotográfica da cerimónia.

Veja ou reveja a cerimónia em vídeo »»»»

Exit mobile version