Site icon Rádio Boa Nova

Presidente do IPC considera que “fase mais negativa da ESTGOH foi ultrapassada”

O presidente do Instituto Politécnico de Coimbra, Rui Antunes, afirmou que “a fase mais negativa da Escola Superior de Tecnologia e Gestão de Oliveira do Hospital (ESTGOH) foi ultrapassada”, …

…atribuindo o mérito a alunos, professores e funcionários, assim como à Câmara Municipal à qual agradeceu na a ajuda prestada.

A participar na sessão solene de abertura do novo ano do IPC que, ontem, se realizou em Oliveira do Hospital onde funciona uma unidade orgânica daquela entidade de ensino superior, o presidente do Politécnico de Coimbra baseou-se nos últimos resultados do Concurso Nacional de Acesso ao Ensino Superior para notar um novo fôlego na escola oliveirense. Sem esquecer as “incompreensões do passado” em torno do futuro da ESTGOH, Rui Antunes fez questão de notar que o IPC “defendeu e defende a Escola de Oliveira do Hospital”. Palavras que, ontem, caíram bem junto de uma plateia que não esquece o período turbulento, por que passou a escola com a extinção de cursos e consequente ameaça de encerramento da escola.

Neste momento, Rui Antunes verifica que a ESTGOH “está a encontrar o seu caminho”, acreditando que os cursos apresentados e em fase de acreditação irão ser uma solução para procura da escola por parte dos estudantes.

No arranque do novo ano, o presidente do IPC partilhou a sua preocupação com o orçamento reduzido- “desde 2010 até este ano a redução foi de 50 por cento”, frisou – que  “não é “compatível com as missões e objetivos” que se pedem às instituições de ensino superior.

Rui Antunes desafiou as Escolas do IPC a uma maior aposta na área da investigação. Lamentou, porém, que os politécnicos não gozem de estatuto jurídico que permita atribuir o grau de doutoramento, tal como acontece com as universidades.

De saída da presidência do IPC, por se avizinharem eleições, Rui Antunes faz um balanço positivo do trabalho realizado. Apelou a que o processo eleitoral fique marcado pelas divergências, mas que decorra com lealdade, cortesia e de forma elegante. “Fui eleito num período conturbado. As eleições não foram pacíficas”, lamentou.

Exit mobile version