Site icon Rádio Boa Nova

Presidente da Ucrânia assina pedido de adesão à União Europeia

Volodymyr Zelensky, o presidente da Ucrânia, assinou, esta segunda-feira, o pedido formal de adesão à União Europeia. O anúncio foi feito através de uma publicação feita pela conta oficial do Parlamento da Ucrânia na rede social Twitter.

“O presidente Volodymyr Zelensky assinou o pedido de adesão da Ucrânia à União Europeia”, pode ler-se. “Este é um momento histórico”, celebrou ainda o organismo.

A informação foi divulgada depois de, também esta segunda-feira, o presidente ucraniano ter pedido à União Europeia que permitisse que a Ucrânia fizesse imediatamente parte do bloco. Algo que, de acordo com o The Independent, seria feito ao abrigo de um procedimento “especial”, com o objetivo de ajudar o país a defender-se da invasão russa que dura já há cinco dias.

“O nosso objetivo é estarmos juntos com todos os europeus e, mais importante, estarmos em pé de igualdade”, disse Zelensky a propósito desta adesão, durante um discurso em vídeo, informa o The New York Times. 

Também no sábado, o presidente ucraniano tinha avançado que este se tratava de um “momento crucial” para decidir sobre a adesão da Ucrânia à União Europeia, na sequência do ataque que a Rússia tem perpetuado sobre o seu território.

Esta segunda-feira, representantes dos governos russo e ucraniano têm estado reunidos, na fronteira com a Bielorrússia, para discutir a possibilidade de um cessar-fogo.

Exit mobile version