Site icon Rádio Boa Nova

Presidente da República inaugurou Museu do Azeite na Bobadela (Com vídeo)

No primeiro dia da Festa do Queijo Serra da Estrela de Oliveira do Hospital que decorre até amanhã, dia 17 de março, o presidente da República inaugurou esta manhã…

… o Museu do Azeite que abriu portas no final de 2018.

Localizado na Bobadela, o espaço museológico que resulta de um investimento de cerca de dois milhões de Euros, apresenta-se sob a forma de ramo de oliveira e reúne um espólio ligado à produção de azeite que António Dias, proprietário do museu, foi juntando ao longo da vida.


O espaço impressionou Marcelo Rebelo de Sousa que presidiu à cerimónia de inauguração e que disse compreender “o que passou pela cabeça de António Dias”, ao reunir no museu tudo o que foi juntando e que agora é “património para o futuro”. “Com certeza ama os filhos e netas e não ama menos a sua terra”, referiu o presidente da República, entendendo que o Museu é “um elogio à sua vida e à sua família”.

Para José Carlos Alexandrino, presidente do Município de Oliveira do Hospital, o Museu “é o sonho de um homem que tem a coragem de correr este risco”. “Tem um simbolismo enorme pela sua capacidade de inovar”, continuou o autarca oliveirense, notando que António Dias “construiu isto a pulso”. “Foi o sonho de uma vida”, registou José Carlos Alexandrino.

Convidada da Festa do Queijo e também presente na inauguração, a secretária de Estado dos Assuntos Regionais, Maria do Céu Albuquerque, felicitou a família de António Dias que “sentiu a responsabilidade de potencializar um legado”. “Isto é o perpetuar de uma tradição”, disse a governante referindo-se ao azeite que apelidou de “ouro vegetal”.

Emocionado pela presença do Presidente da República que, esta manhã, tornou real o seu sonho ao presidir à inauguração do Museu, António Dias admitiu que “o caminho nem sempre foi fácil”. “Contudo o resultado está à vista e espero que gostem como eu gosto”, referiu o responsável, que disse ter erguido aquela obra na Bobadela porque “acredito na terra onde nasci e no interior do país”. “As nossas gentes também merecem. Só assim atraímos riqueza, investimento e população para o interior do país”, afirmou António Dias, na certeza de que “o museu não teria o mesmo valor noutro local do país”.

Exit mobile version