O presidente da República entrou em contacto, na tarde desta sexta-feira, com o presidente da Câmara Municipal de Oliveira do Hospital para verificar as condições de combate ao incêndio que começou antes das 13h30 na localidade de Póvoa de S. Cosme, na União de Freguesias de Ervedal e Vila Franca da Beira.
A informação foi partilhada pelo próprio autarca quando, a meio da tarde, fazia um ponto de situação da evolução do incêndio, que obrigou a retirar cerca de duas dezenas de habitantes na localidade das Seixas para o local de abrigo, no âmbito do programa Aldeias Seguras. Na ocasião, José Francisco Rolo, garantiu que a proteção Civil e a GNR estavam a “fazer tudo para proteger as pessoas”. A destacar o reforço de meios provenientes da região de Coimbra, José Francisco Rolo realçou a importância dos meios aéreos que “foram fundamentais”.
“Houve o cuidado do Sr. Presidente da República ter ligado para verificar as condições de combate ao incêndio e, também da parte do Secretário de Estado da Proteção Civil, que entrou em contacto com o presidente da Câmara Municipal. Mais uma vez foi feito o apelo de que era importante combater rapidamente, forma musculada e intensa o incêndio naquela fase para evitar a progressão”, contou o autarca.
A situação contrasta com a “situação de aflição” vivenciada nos incêndios de Agosto, em que o presidente da Câmara Municipal elevou a voz num “pedido de socorro e de alerta” para o incêndio que afetou a zona sul do concelho de Oliveira do Hospital. “Estamos em setembro e continaumos com este martírio”, lamentou.
Ainda que sem condições para prever a resolução do incêndio que continua em curso e já chegou ao vizinho concelho de Nelas, Rolo verificou durante a tarde de hoje uma “boa coordenação de meios no terreno”.