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Presidente da Câmara de Mira é candidato ao Turismo Centro de Portugal

© Maria João Gala / Global Imagens

O presidente da Câmara de Mira, Raul Almeida, é candidato ao Turismo do Centro nas eleições em julho e o atual líder desta entidade regional, Pedro Machado, vai ser candidato à assembleia-geral na mesma lista.

“Depois de ouvir muitas pessoas ligadas à área do turismo e muitos autarcas, ter sido lançado o desafio por algumas dessas pessoas, alguns “players” nesta área do turismo, depois de uma reflexão, decidi avançar”, afirmou Raul Almeida à agência Lusa, considerando que reúne condições “para poder prosseguir o excelente trabalho que tem sido feito na região de Turismo do Centro nos últimos anos [com] uma forte dinâmica, um forte crescimento”.

Entre os objetivos que pretende concretizar, o candidato apontou o aumento dos dias que os turistas permanecem na região e o crescimento do rendimento médio por quarto disponível (RevPAR).

Raul Almeida, de 52 anos, é licenciado em Direito. Foi eleito presidente da Câmara de Mira, no distrito de Coimbra, em 2013, e reeleito em 2017 e 2021, pelo PSD. Está impedido de se recandidatar a um quarto mandato. Se for eleito presidente da comissão executiva da Entidade Regional de Turismo do Centro Turismo, o autarca renuncia ao cargo.

Pedro Machado quer promover “transição tranquila” no Turismo do Centro

O presidente do Turismo do Centro, Pedro Machado, considerou que a afirmação da marca é o principal legado dos seus dois mandatos e frisou que vai trabalhar para que exista uma “transição tranquila” após as eleições em julho no organismo.

Pedro Machado, que não se pode recandidatar a um terceiro mandato, vai integrar, como candidato à mesa da assembleia geral, a lista presidida por Raul Almeida, presidente da Câmara de Mira.

O presidente do Turismo do Centro afirmou sair do cargo “sereno, satisfeito, tranquilo” e com vontade de dar o seu contributo, nomeadamente na promoção externa do território, através da Agência Regional de Promoção Turística Centro de Portugal, que também lidera.

Segundo Pedro Machado, “a consciência de marca” criada traduz-se nas mais de 7,1 milhões de dormidas em 2022 e no aumento de receitas no setor.

“Quando entrei, tínhamos três milhões e pouco [de dormidas anuais]. Mais do que duplicámos o número global das dormidas, o número global das receitas, conseguimos subir a estadia média, o rendimento”, acentuou o responsável.

De acordo com Pedro Machado, o turismo representa entre 700 e mil milhões de euros anuais na economia da região Centro e o setor “emprega seguramente mais de 16% da mão-de-obra ativa do Centro de Portugal”.

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