Depois de, em abril, ter sido anunciado como vencedor do Prémio Cinco Estrelas Regiões 2025 na categoria Aldeias e Vilas, o Piódão recebeu oficialmente esta distinção numa cerimónia que decorreu no município de Sabrosa, em Vila Real. Esta é a sétima vez que a Aldeia Histórica do concelho de Arganil conquista este prémio, repetindo o sucesso dos anos de 2018, 2019, 2020, 2021, 2022 e 2024.
O prémio foi entregue ao presidente da Câmara Municipal de Arganil, Luís Paulo Costa, e ao presidente da Junta de Freguesia do Piódão, José Lopes, que receberam este reconhecimento em nome da aldeia e dos arganilenses.
Para o Município de Arganil, a entrega deste prémio é “motivo de grande orgulho e reforça o reconhecimento do valor patrimonial, histórico e cultural do Piódão, bem como o seu papel enquanto destino turístico de referência”.
“Este prémio representa também um compromisso para continuarmos a valorizar e a preservar o património único do Piódão, garantindo que esta aldeia mantém viva a sua história, cultura e tradições para as gerações futuras”, declarou Luís Paulo Costa, presidente da Câmara Municipal de Arganil.
Considerada a “joia da coroa do território”, o Município “tem apostado fortemente na valorização do espaço público e na melhoria das infraestruturas turísticas”. Foram recentemente realizadas importantes intervenções, como a requalificação do Largo Principal e a reabilitação e refuncionalização do Posto de Turismo — um projeto de referência que já foi finalista do mais prestigiado Prémio Europeu de Arquitetura, vencedor do Prémio Ibérico FAD 2024, do Prémio Nacional de Arquitetura, e distinguido com o Prémio Maria José Estanco, atribuído pelo Município de Loulé.
Classificado como Imóvel de Interesse Público desde 1978, o Piódão é a única aldeia do distrito de Coimbra integrada na rede das 12 Aldeias Históricas de Portugal. Em 2017, tinha já sido eleito uma das 7 Maravilhas de Portugal na categoria Aldeias Remotas, tendo acolhido a grande final do concurso transmitido pela RTP.
O Prémio Cinco Estrelas Regiões resulta de um processo de avaliação que envolveu quase meio milhão de consumidores e mais de mil marcas, destacando a notoriedade e qualidade do Piódão no panorama regional e nacional.
Com as suas ruas estreitas, escadarias em xisto, casario tradicional com janelas azuis e cruzes gravadas nas ombreiras das portas, o Piódão mantém viva a herança material e imaterial que caracteriza o modo de vida local.