Site icon Rádio Boa Nova

Preço da água desce nos concelhos abastecidos pela Águas do Planalto

Pouring water into glass on blue background

O preço da água vai baixar 20 por cento nos concelhos abastecidos pela Águas do Planalto. Os consumidores de Tondela, Santa Comba Dão, Mortágua, Carregal do Sal e de Tábua vão pagar menos pelo abastecimento a partir de agosto.

A medida foi confirmada pelo presidente da Câmara de Santa Comba Dão, Leonel Gouveia, que refere que a redução das tarifas será “um caminho que se vai fazer caminhando”, de forma faseada.

Esta redução da tarifa de água já tinha sido anunciada no ano passado, quando os presidentes das autarquias da Águas do Planalto anunciaram em vésperas das eleições autárquicas uma diminuição do preço em pelo menos 25%. Uma descida que, disseram na altura, deveria entrar em vigor no início deste ano, mas que acabou por não acontecer.

Leonel Gouveia admite que esta promessa era um “compromisso que não se conseguiu concretizar mais cedo” e justifica o atraso pelos incêndios que afetaram a região. “Não nos deixou margem de manobra para que houvesse disponibilidade temporal para poder negociar”, disse.

Em junho deste ano, Tondela, Santa Comba Dão, Mortágua, Carregal do Sal e Tábua foram incluídos nos municípios com as tarifas mais caras de água em Portugal. Em 2017, segundo o estudo da Deco Proteste, os cinco concelhos pagaram 207,44 euros de água pelo abastecimento anual de 120 metros cúbicos.

Com: Jornal do Centro

Exit mobile version