As quatro praias fluviais do concelho de Oliveira do Hospital “estão prontas para receber os banhistas com todas as condições”. Foi esta a mensagem transmitida na cerimónia oficial do hastear das bandeiras e de arranque da época balnear que decorre de 1 de julho a 31 de agosto. Avô, Alvoco das Várzeas, S. Sebastião da Feira e S. Gião, ostentam, uma vez mais, a bandeira Praia Acessível, oferecendo também aos turistas “água de qualidade”.
Segundo José Francisco Rolo, presidente do Município de Oliveira do Hospital, “as praias fluviais do concelho estão todas operacionais”, “reúnem as condições para funcionar em pleno” e dispõem de nadadores salvadores. “Todas [as praias] têm água boa ou excelente para banhos e todas elas são acessíveis”, afirmou.
Para o autarca, as boas condições que estes espaços apresentam resultam de um trabalho de articulação entre várias entidades, como a própria autarquia, juntas de freguesia e Agência Portuguesa do Ambiente. Nesta época balnear, que poderá ser estendia “de acordo com a meteorologia”, os visitantes podem e devem visitar os Vales do Alva e do Alvoco não só através das praias fluviais. O convite é para que “venham e descubram o turismo de Oliveira do Hospital”, desfrutando dos “percursos pedestres, do património natural e edificado, do alojamento e da restauração”.
Bandeira azul não diminui atratividade das praias
Nos últimos anos, a praia fluvial de Alvoco das Várzeas tem hasteado a Bandeira Azul pela qualidade excelente da água. O desejo sempre foi conseguir esse feito nas restantes praias. Contudo, este ano, nem Alvoco é “qualidade de ouro”. Mas “não é um problema” para o Município que defende que, ainda assim, as águas do concelho “variam entre o bom e o excelente”. “Algumas oscilações entre o bom e o excelente é que levaram a que não fosse atribuída a Bandeira Azul”, explicou, salvaguardando que esse aspeto “não vai prejudicar a época balnear” e que “não diminui a atratividade”.
“As praias fluviais de Oliveira do Hospital cumprem todos os requisitos em termos de qualidade de água para receber banhistas”, concluiu o presidente, lançando o convite para que “venham testar as águas do concelho”.