Site icon Rádio Boa Nova

Praias do concelho vão ter “assistentes de praia” e bandeiras sinalizadoras de lotação

A regra é para todas as praias do país e as do concelho de Oliveira do Hospital não vão ser exceção. No início da época balnear, passa a existir a figura do “assistente de praia”, assim como as bandeiras verde,…

… amarela e vermelha que sinalizam a lotação de cada praia fluvial do concelho.


As regras já tinham sido anunciadas pelo governo e Direção Geral de Saúde e são agora determinadas pela Agência Portuguesa do Ambiente (APA) que comunicou às autarquias os procedimentos a adotar nas zonas balneares.

José Francisco Rolo, vice-presidente do Município de Oliveira do Hospital e vereador do pelouro do Ambiente informou na última reunião do executivo já ter reunido com a APA, o SEPNA e a CIM da Região de Coimbra para preparar a época balnear, que deverá ter início em julho. O responsável adiantou que, nas praias fluviais do concelho, passará a existir a figura do assistente de praia que ficará responsável pelo “carregamento na aplicação móvel do estado das praias no que respeita à sua lotação em articulação com o operador comercial da praia ou o nadador-salvador”. O mesmo assistente de praia fará “a avaliação para colocação das bandeiras que sinalizam a lotação das praias: a bandeira verde que corresponde a um terço; a (bandeira amarela) que corresponde à ocupação elevada entre um terço e dois terços; e a bandeira vermelha que corresponde à ocupação plena”.

Em reunião do executivo, José Francisco Rolo explicou que a lotação de cada praia fluvial foi “determinada pela APA através dos dados que enviámos relativos à área do areal e estrutura de apoio ao areal sem contar o plano de água”. “Fomos cuidados e cautelosos para evitar aglomeração de pessoas”, garantiu o vice-presidente do município oliveirense.

Quanto às regras gerais que devem ser observadas, José Francisco Rolo lembrou que são o “afastamento de 1,5 m entre toalhas e de três metros entre chapéus. Referiu que haverá “especial atenção com a desinfeção e higienização nas zonas de circulação e espaços de sanitários”. Garantiu que “serão feitas “várias desinfeções e higienizações por dia através de um plano que fica afixado” e haverá “dispensadores com desinfetante”.

José Francisco Rolo adiantou que os engenheiros Rui Pina e Rita Fonseca serão os gestores deste processo, ficando responsáveis pela atualização de toda a informação na aplicação online e colocação das bandeiras nas praias fluviais.

O trabalho de preparação do arranque da época balnear está ser realizado com as respetivas Juntas de Freguesia, nomeadamente Alvôco de Várzeas, Avô, Penalva de Alva e Sebastião da Feira e S.Gião e Fundação Albino Mendes da Silva.

Exit mobile version