Site icon Rádio Boa Nova

Praia Fluvial de Avô hasteou Bandeira Azul. Praia de São Sebastião da Feira renova galardão Praia Acessível

A praia fluvial de Avô, conhecida como Ilha do Picoto, hasteou pela primeira vez a Bandeira Azul e foi novamente considerada Praia Acessível. Por sua vez, a praia fluvial de São Sebastião da Feira renova bandeira Praia Acessível e trabalha para “alcançar a Bandeira Azul dentro de um ano”.

Na cerimónia pública do hastear das bandeiras, decorrida ontem em Avô, José Carlos Martins, presidente da Junta de Freguesia de Avô, afirmou que o “sonho dos avoenses tornou-se realidade”. Lembrando que a Ilha do Picoto foi considerada a Praia Mais Acessível 2016, o autarca mostrou o seu desejo para que a nova atribuição “seja assim por muitos anos”. “Faremos para que assim seja. É esse o nosso objetivo”, referiu.

Satisfeito por mais uma praia do concelho hastear Bandeira Azul, José Carlos Alexandrino, presidente do Município de Oliveira do Hospital, fez questão de referir que “não foi por falta de empenho da Câmara Municipal que a praia de Avô tem só pela primeira vez a Bandeira Azul”, lembrando que “há um conjunto de itens que precisam de ser cumpridos”. “Aqueles que dependiam da Câmara Municipal foram todos cumpridos. O que aconteceu é que havia um problema nas análises à água e isso não dependia da Câmara Municipal e Junta de Freguesia. Foi isso que tentámos melhorar”, explicou.

José Carlos Alexandrino deu ainda conta do investimento que foi feito para “um conjunto de trabalhos que não estavam previstos”. “Fomos obrigados a fazê-los porque temos um problema aqui”, disse, referindo-se aos estragos que as cheias e inundações têm provocado na praia. “Ainda precisamos de encontrar uma solução mais definitiva e duradoura”, concluiu.

Presente na ocasião, João Ataíde, Secretário de Estado do Ambiente, felicitou a Junta de Freguesia “porque a atribuição de uma Bandeira Azul fluvial é muito mais difícil de alcançar do que uma Bandeira Azul marítima”. “Não é só a qualidade de água que está em causa. É também a envolvente, a história, a tradição e a beleza que lhe confere este estandarte”, afirmou. João Ataíde fez ainda um apelo para a preservação do meio ambiente. “Cabe-nos a todos nós envolvermo-nos neste grande desafio de preservação do ambiente e assim se consegue construir a praia da minha aldeia”, rematou.

Por último, Pedro Santos, representante da Agência Portuguesa do Ambiente, disse que a “atribuição destas bandeiras à praia de Avô é a confirmação das excelentes condições que a mesma oferece aos banhistas” e garantiu que a “ARH do Centro está disponível para colaborar com o que for necessário para melhorar as condições da zona balnear”.

Já a praia fluvial de São Sebastião da Feira hasteou, também ontem, a bandeira de Praia Acessível.

Rui Coelho, presidente da União de Freguesias de Penalva de Alva e São Sebastião da Feira, mostrou-se feliz pela renovação do galardão, contudo não escondeu o desejo pelo alcance da Bandeira Azul. “Estamos a trabalhar para ver se conseguimos alcançar também a Bandeira Azul. É um trabalho que já está a ser feito pelos técnicos do Município. Esperamos que dentro de um ano possamos estar aqui e ter finalmente o galardão Bandeira Azul”, disse.

Confiante na conquista da Bandeira Azul nos próximos anos, está também José Francisco Rolo, vice-presidente do Município e vereador do pelouro do Ambiente. Na cerimónia fez questão de lembrar que “para chegar à Bandeira Azul é preciso ter vários anos com águas de qualidade excelente”. Referiu que o programa de educação ambiental proposto pela Associação Bandeira Azul da Europa “está pronto há anos”, contudo “falta o trabalho técnico e o investimento que o Município tem que fazer todos os anos para fazer a avaliação da qualidade das águas”.

“Já começámos a fazer monitorizações pontuais. Depois de conseguido o patamar de qualidade de água excelente, faremos a candidatura à Associação Bandeira Azul”, assegurou José Francisco Rolo.

Exit mobile version