Site icon Rádio Boa Nova

Praia fluvial de Avô é mais acessível com cadeira anfíbia

A Praia fluvial de Avô recebeu, no dia 1 de julho, uma cadeira anfíbia e é agora “mais acessível”. O novo equipamento, único no concelho de Oliveira do Hospital, …

… é destinado a pessoas com mobilidade reduzida que de outra forma não conseguiriam “ir a banhos”.


A Praia que este ano renovou o galardão de “Praia Acessível”, numa distinção da Agência Portuguesa do Ambiente, tem agora mais motivos para assim ser considerada. Para além de todo um conjunto de infraestruturas que possibilitam o acesso de pessoas com mobilidade condicionada à Ilha do Picoto, a praia está agora dotada de uma cadeira anfíbia que permite “ir a banhos” com o apoio do nadador salvador que ali está destacado.
Rosa Jesus, utente da Santa Casa da Misericórdia de Galizes, experimentou a cadeira anfíbia e à Rádio Boa Nova disse que gostou e vai recomendar. “Foi uma boa aquisição”, frisou.
A inauguração aconteceu na sexta feira à tarde, sendo resultado de uma parceria entre a Câmara Municipal de Oliveira do Hospital e a Fundação Vodafone. Uma medida que deixa satisfeito o presidente da Câmara Municipal de Oliveira do Hospital por possibilitar que “pessoas com deficiência possam tomar banho”. Uma realidade que corresponde também ao esforço do município e Junta de Freguesia de Avô que, em tempo record, recuperaram a Ilha do Picoto depois de devastada pelas últimas cheias. José Carlos Alexandrino dá conta de um investimento de 75 mil euros e da preocupação de se “debelarem” os problemas das cheias que, segundo referiu, estão relacionadas com um pontão ali localizado, que serve de obstáculo ao curso das águas.
Empenhado na melhoria das praias fluviais do concelho, ainda não foi desta que o município conseguiu hastear a bandeira azul na praia fluvial de Avô, mantendo-se o galardão atribuído apenas à de Alvôco de Várzeas. O problema reside na água que não atinge a qualidade necessária. Muito por culpa de “descargas ilegais” a montante, já que “da parte do concelho temos o problema resolvido”.

Exit mobile version