Site icon Rádio Boa Nova

Praia fluvial de Alvoco das Várzeas é “Qualidade de Ouro” pelo segundo ano consecutivo

A praia fluvial de Alvoco das Várzeas foi, pelo sexto ano consecutivo, galardoada pela Bandeira Azul, Praia Acessível e hasteou, pela segunda vez, a Bandeira “Qualidade de Ouro”.

Na cerimónia do hastear das bandeiras, decorrida ontem, 30 de junho, Agostinho Marques, presidente da Junta de Freguesia de Alvoco das Várzeas, afirmou que as bandeiras “são símbolo da qualidade da praia”. “Quer dizer que somos reconhecidos como praia de grande qualidade”, referiu.

Apesar da realização de algumas obras, Agostinho Marques defendeu que é necessária “uma intervenção mais profunda”, nomeadamente “terminar o projeto que estava previsto para o parque merendeiro” e melhorar as “infraestruturas na área do bar e praia fluvial”. “São obras que ultrapassam o orçamento da Junta de Freguesia”, afirmou. Com o objetivo de “dar vida ao espaço o ano inteiro”, o presidente de junta adiantou que foi feita uma candidatura através das Aldeias de Montanha “para fechar a esplanada de bar e criar condições” para que no inverno seja usada.

José Carlos Alexandrino, presidente do Município de Oliveira do Hospital, na sua intervenção fez questão de “recordar o caminho feito até aqui”, lembrado que quando assumiu o cargo na Câmara Municipal como presidente “não havia nenhuma praia classificada”. “Um dos objetivos foi logo integrarmos a Rede das Aldeias do Xisto. Esta foi a primeira praia do concelho com bandeira azul”, disse.

Defendendo a “beleza intrínseca do espaço”, o autarca afirmou que “é um orgulho ter esta qualidade no concelho”. “Aldeias limpas, cuidadas e arranjadas, é o que nos dá qualidade de vida e é isso que faz com que os turistas voltem”, concluiu.

Na ocasião, Paulo do Carmo, presidente da Quercus, referiu há mais de dez anos que a Associação Nacional de Conservação da Natureza distingue com o galardão de Ouro. “Reconhecemos a excelência ambiental e a qualidade das praias, quer do continente, quer nas regiões autónomas”, referiu, defendendo que “existem praias lindíssimas, de boa qualidade e seguras no interior e nesta região”.

Na opinião de Mário Ferreira, representante da Agência Portuguesa do Ambiente, a praia fluvial de Alvoco das Várzeas “é uma praia de excelência, com qualidade balnear e qualidade de água”. O responsável felicitou ainda o presidente do Município oliveirense por, após dois anos da tragédia dos incêndios, as praias do concelho não terem perdido os galardões. “É sinal de uma aposta no turismo sustentável, num turismo de excelência”, justificou.

Exit mobile version